Blog
Lojas Donna 29 de junho de 2020

Com o inverno chegando, já sabe como fazer quentão para aquecer?

O quentão é uma bebida tradicional das festas juninas e é ideal para dar aquela aquecida no inverno, quando as temperaturas e tudo o que queremos é ficar em casa curtindo a família, o sofá, as cobertas e uma boa comida. Uma das grandes vantagens que fazer o seu próprio quentão de vinho é que ele é uma bebida bem simples de ser feita e não necessita de muitos utensílios de cozinha.

receita de quentão

Normalmente, em sua receita vão ingredientes simples de se encontrar em mercados e feiras que são o vinho, canela, cravo, água e açúcar. Dependendo da receita, ele sofre algumas variações, podendo até mesmo ter frutas, especiarias e até mesmo o acréscimo de outras bebidas alcoólicas. Também é possível variar o tipo de vinho e usar tanto o vinho seco quanto o vinho suave, fica a seu gosto!

Leia Mais:

>> Utensílios de cozinha que facilitam a vida no home office

>> Como manter a casa limpa em tempos de coronavírus

3 receitas de quentão para o inverno

Nada como reunir a família e desfrutar de bons momentos. Quem mora no sul sabe que esta é a época perfeita para cozinhar um bom pinhão em panelas de cerâmica e fazer aquele quentão especial que toda a família gosta. Para te inspirar, separamos 3 receitas bem simples que você pode tentar sem medo. Anote o que vai precisar:

Quentão de vinho com gengibre

O gengibre é responsável por dar um toque especial ao sabor dessa receita e, aqui, ele ajuda a harmonizar com as outras especiarias: a canela e o cravo. Em uma panela, aqueça a água, o açúcar e os demais ingredientes. Deixe ferver por cinco minutos e depois coe bem. Volte com o líquido para o fogo, acrescente a maçã e deixe esquentar por mais dois minutos. Por último, coloque o vinho e está pronto!

Quentão de vinho simples

Quem prefere a versão clássica do quentão, fica ainda mais fácil preparar essa delícia. Você vai precisar de água, açúcar, vinho, cravo, canela, maçã e vinho tinto. Espere a fervura dos ingredientes e depois coe. O resultado é uma bebida quentinha e deliciosa.

Quentão de vinho com especiarias

Essa é uma opção que leva inúmeras especiarias. Aqui, a canela, o cravo, os cardamomos e a noz-moscada conferem à bebida uma explosão de sabores. A combinação das frutas também dá um toque extra a bebida e dá água na boca: acrescente a receita laranja, maçã e limão. Outro toque especial é usar mel ao invés de açúcar.

Para acompanhar, prepare uma comida típica do inverno como pamonha, polenta, pinhão cozido e use seu conjunto de mesa de jantar. Criar momentos especiais torna a rotina a mais leve e com certeza sua família vai adorar.