Blog
Lojas Donna 21 de agosto de 2020

Quando lavar o cobertor?

É só o frio chegar para tirar o cobertor do guarda-roupa e usá-lo imediatamente. Mas, saiba que se a peça ficou por muito tempo armazenada essa não é a atitude correta a ser tomada, é preciso lavar a coberta, mesmo que não tenha sido usada antes.

O motivo é simples: a peça pode acumular sujeira e poeira, ainda que não esteja sendo utilizada. Para quem tem problemas respiratórios e alergias, isso é uma combinação perigosa, podendo desencadear uma reação.

quando lavar o cobertor

Mas, será que somente nessa ocasião essas peças devem ser lavadas? Não! Neste post, indicamos quando higienizar sua manta cobertor. Acompanhe e veja dicas para cuidar dessa peça.

Com que frequência lavar cobertor?

O cobertor é uma peça que deve ser higienizada periodicamente, seja para preservar sua qualidade e beleza ou evitar problemas de saúde, como as temidas alergias e problemas respiratórios.

Se for utilizado com frequência, recomenda-se que a lavagem seja feita, no mínimo, a cada três meses. Caso não seja, a indicação é de higienização a cada seis meses, sempre.

Além disso, sempre lave o cobertor antes do uso, o que ajudará a remover o pó depositado na peça enquanto estava armazenada. Dessa forma, minimiza-se o risco de ter alguma reação ao entrar em contato com essa sujeira.

É importante ressaltar que essas dicas se aplicam ao cobertor solteiro, casal, infantil, entre outros, independentemente de seu material / composição, basta fazer a lavagem tomando os cuidados mencionados pelo fabricante para não danificar a peça.

Como armazenar o cobertor?

O verão chegou e não utilizará mais a peça? Então, lave-a, aguarde que seque totalmente e armazene. Esse cuidado ajudará a minimizar o desenvolvimento de ácaros e fungos.

Antes de armazenar o cobertor, embale-o em um saco respirável, como o feito com TNT. Este é um cuidado essencial, porque garantirá a circulação de ar pela peça de modo a evitar o surgimento de microrganismos e de mau cheiro.

Sempre que possível, mantenha as portas do guarda-roupa abertas por alguns minutos, para aumentar a circulação de ar dentro do móvel e minimizar a possibilidade de a peça ficar com cheio desagradável.

Como lavar cobertor

É essencial saber como lavar cobertor, para garantir que a peça permaneça em ótimo estado e sem manchas. A seguir, apresentamos dicas para fazer a higienização corretamente. Acompanhe:

– Verifique a etiqueta do cobertor

É na etiqueta que estão orientações do fabricante sobre como lavar cobertor. Esse é um detalhe importante, porque ajuda a preservar a peça por muito tempo e evita manchas.

– Lave somente o cobertor

Ao lavar apenas a peça, elimina-se o risco de manchas ou de danificar o tecido do cobertor. Se precisar fazer a lavagem de mais itens, coloque na máquina somente peças com a mesma tonalidade.

– Use sabão líquido e amaciante

O sabão líquido costuma ser mais delicado e não há o risco de se depositar em grande quantidade na peça. Já o amaciante deixa o cobertor mais aconchegante ao toque e cheiroso.

– Seque à sombra

Recomenda-se secar o cobertor casal à sombra e não na secadora ou diretamente no sol, para evitar que a peça encolha ou desbote.