VOCÊ ESTÁ EM: HOME » BLOG » Quais os melhores tecidos para cortinas de quarto?
Conhecer os tecidos de cortinas para quarto é essencial para escolher a alternativa que melhor supra suas necessidades e deixe o ambiente exatamente como sonhou.
Aqui, indicamos quais são os melhores tecidos para cortinas de quarto e em quais situações eles são mais indicados. Confira, conheça e saiba como escolher o tecido perfeito!
As cortinas blecaute são as fabricadas com material sintético, normalmente plástico. É o caso das cortinas de PVC (policloreto de vinila) e vinil, que são mais grossas e resistentes a danos.
Mas, por que essas são as melhores opções para cortinas de quartos? Simples: elas conseguem bloquear a entrada da luz solar no cômodo, possibilitando dormir melhor e por mais tempo.
Por isso, é uma excelente alternativa para quem prefere descansar um pouco mais durante o dia e quer ter um ambiente agradável e propício a isso, com maior conforto.
O veludo é um material que remete ao luxo, dando mais requinte e elegância para a decoração do quarto. É uma excelente opção quando se procura algo mais sofisticado e que bloqueie a luz solar, já que o tecido é um pouco mais grosso.
Cortinas de veludo combinam bem com decorações para quarto de casal clássicas e mais tradicionais, que dão sensação de conforto e aconchego, já que o tecido possui toque macio.
O linho e o algodão são perfeitos para decorações que têm um toque rústico, porque remetem ao natural. Como têm a trama mais fechada, são tecidos grossos, o que significa que são capazes de bloquear a luz solar e correntes de vento.
Ao investir nessa alternativa seguindo uma decoração rústica, prefira utilizar tonalidades neutras e claras, como o branco e bege, que combinam perfeitamente com esse estilo decorativo.
O poliéster é um material sintético que se assemelha a outros mais sofisticados, muitas vezes apresentando um leve brilho, o que dá mais requinte para a peça. Porém, conta com o diferencial de ter preço mais acessível.
É uma boa dica de compra de cortina para quarto de casal e infantil, mas é preciso ter um cuidado no momento da aquisição: algumas opções são sutilmente transparentes.
Na prática, isso quer dizer que a cortina pode não bloquear totalmente a luz do sol ou correntes de vento. Neste caso, recomenda-se comprar cortina grande, para que a peça fique franzida e escureça mais o ambiente.
O voil, seda e renda são tecidos refinados e delicados, por isso combinam perfeitamente com a decoração do quarto. No entanto, tenha um ponto em mente: eles são muito finos, o que quer diz que deixam a luminosidade externa entrar totalmente no cômodo.
Mas, isso não quer dizer que não é possível utilizá-los! Há uma forma simples de reverter esse problema, é só comprar cortina para quarto com forro (camada dupla) ou combiná-la com um blecaute.
O custo final pode ser um pouco superior, mas é um investimento que compensa, já que se consegue aliar a melhora da decoração e funcionalidade da peça em cortar a luminosidade externa.