Blog
Lojas Donna 26 de fevereiro de 2021

5 dicas de decoração para a sala. Confira!

A sala é um dos principais cômodos da casa, afinal, é onde passamos a maior parte do tempo e onde recebemos visitas. Por isso, nada mais justo que decorá-la com cuidado, para torná-la completa, funcional e extremamente agradável.

Para facilitar esse trabalho, separamos cinco principais dicas de decoração de sala. Confira e aproveite para aplicá-las em sua casa e garantir um resultado incrível!

dicas de decoração para a sala

  1. Escolha um estilo decorativo

É comum comprar diversos objetos de decoração para sala e o resultado não ser tão bonito. Muitas vezes, o que falta é unidade, algo que conecte todos esses itens e móveis.

Uma das formas de evitar esse tipo de problema é escolher um estilo decorativo para a sala, porque reduzirá as opções de compra e garantirá unidade visual para o ambiente.

Existem vários estilos de decoração para sala, como o clássico, o minimalista (em que menos é mais), o escandinavo (trabalha predominantemente com cores claras e suaves) e o contemporâneo (é funcional e mescla tendências de decoração sem exageros).

Há, ainda, o estilo rústico, que prioriza o conforto e o natural, além do estilo industrial, opção que trabalha com cores neutras escuras, aço e valoriza detalhes construtivos, como tubulações.

Como são vários estilos, é importante pesquisar e escolher aquele que reflita o gosto dos moradores da casa, para que se identifiquem com a decoração, transmitindo isso facilmente a eventuais visitas.

 

  1. Aposte numa iluminação diferenciada

A iluminação faz toda a diferença na decoração, tornando ambiente mais amplo ou aconchegante. O ideal é aproveitar ao máximo a luz natural, que dá sensação de amplitude para a sala.

Também é interessante investir em luminárias com design criativo ou num sistema de iluminação que mescle luz branca e amarela, que é mais atual e ajuda a criar um ambiente aconchegante.

 

  1. Aumente o conforto

Criar um ambiente confortável na sala é essencial, seja para moradores ou visitas. Isto é possível ao investir em peças que controlam a luz natural, como a cortina. Prefira as cortinas grandes, que vão do teto ao piso, porque são mais elegantes e ampliam visualmente o espaço.

Outra peça que torna o ambiente mais aconchegante é o tapete, principalmente os que possuem pelo alto, porque são macios ao toque. Além disso, melhoram a acústica do cômodo.

 

  1. Tenha plantas

As plantas dão vida e um colorido especial ao cômodo, por isso são dicas de decoração para sala à prova de erros. Procure colocá-las em vasos com design criativo, para personalizar a decoração.

Existe a opção de colocá-las sobre móveis ou diretamente no piso, criando uma composição com diferentes plantas e flores. Também há alternativas como o hanger, para manter a planta pendurada.

 

  1. Abuse dos acessórios

Os acessórios são excelentes investimentos para decorar sala, uma vez que têm preços acessíveis e possibilitam transformar o ambiente em poucos minutos, sem muito esforço.

Considere, por exemplo, comprar itens de decoração para sala como almofadas, capa ou manta para sofá, vasos, porta-retratos, espelhos, entre outros, focando sempre em peças que estejam de acordo com o estilo decorativo do ambiente.