Blog
Lojas Donna 4 de agosto de 2020

5 dicas para fazer a limpeza correta de equipamentos eletrônicos

É normal que com o uso diário de equipamentos eletrônicos como celulares e computadores, ocorra o acúmulo de pó, germes, bactérias e, ainda, o que anda tirando o sossego de todos nós: o novo coronavírus. Para evitar a proliferação da Covid-19 e outras doenças, é importante redobrar a atenção na limpeza geral da casa e dos eletrônicos. Confira a seguir cinco dicas de como limpar os equipamentos sem danificar sua vida útil.

5 dicas para fazer a limpeza correta de equipamentos eletrônicos

1. Desligue o aparelho e mantenha uma rotina de limpeza

Antes de mais nada, é importante desligar os aparelhos e desconectá-los da tomada para evitar possíveis choques e acidentes. Além disso, crie uma rotina de limpeza. No caso dos smartphones, por exemplo, o ideal é limpar diariamente, devido ao seu uso constante.

2. Não use produtos de limpeza doméstica

Os produtos que normalmente usamos na limpeza de casa não são adequados para higienizar aparelhos eletrônicos e podem danificá-los. O álcool realmente tem o poder de eliminar sujeira dos equipamentos, mas ao mesmo tempo é bastante agressivo e penetra nas estruturas dos plásticos e telas. Por isso, para diminuir o acúmulo de poeira e outros resíduos, procure usar produtos antiestáticos, como os panos de microfibra, para limpar telas e teclados.

3. Use apenas pano umedecido

Nunca aplique líquidos diretamente nas superfícies, pois isso pode causar danos irreparáveis. Apenas umedeça com água o pano de microfibra – ou de tecido macio que não solte fiapos – para limpar telas com manchas. De acordo com especialistas, uma mistura de água e detergente neutro – o qual possui PH baixo – pode ser usada para limpar telefones, teclados e calculadoras.

4. O produto adequado para limpeza

Então, qual seria o produto ideal para utilizar? O álcool isopropílico ou etílico 70% é a solução usada pelas assistências técnicas para limpar adequadamente os eletrônicos. Da mesma maneira, deve ser aplicado com um pano de microfibra e não diretamente sobre o equipamento. Outro fator importante é que essa concentração de álcool combate as bactérias e vírus presentes.

5. Lenços umedecidos

Existem ainda os lenços umedecidos de limpeza que são próprios para smartphones, tablets e computadores. Eles não possuem ação bactericida, mas funcionam bem para remover poeira e impressões digitais, por exemplo.

Como está sendo a rotina de limpeza na sua casa? Os cuidados agora devem ser redobrados para garantir a saúde e bem-estar de todos. Fique de olho em nosso blog para ficar sempre por dentro das melhores dicas!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário