Blog
Lojas Donna 9 de fevereiro de 2021

Com que frequência trocar o jogo de cama?

Trocar os lençóis periodicamente é essencial para evitar problemas de saúde. O motivo disso é simples: nossa pele está constantemente em renovação celular e suamos durante o sono.

Essas substâncias ficam acumuladas no lençol, levando ao desenvolvimento de fungos, ácaros e bactérias, que podem causar desde problemas de pele, como erupções, até alergias respiratórias e ativar quadros de asma.

Mas, com que frequência trocar roupa de cama? A seguir, respondemos essa questão! Confira e saiba por quanto tempo usar lençóis e fronhas!

trocar jogo de cama

Qual a frequência de troca do jogo de cama?

Curiosamente, não há uma regra no que se refere a trocar lençóis e fronhas, porque vários fatores devem ser considerados. Porém, de modo geral recomenda-se a troca a cada uma semana em temporadas de frio.

Caso esteja muito calor, como no verão, o período de mudar os lençóis é reduzido: deve-se substitui-los a cada três dias, porque a tendência é suar mais em noites quentes.

Além disso, também se deve considerar o tempo de uso. Se tiver o costume de passar a maior parte do dia na cama, o melhor é trocar o lençol antes desses prazos, porque a possibilidade de sujá-lo é maior.

 

Jogos de lençol: cuidados extras

Além de adotar o hábito de trocar roupa de cama frequentemente, também é importante ter cuidados extras para proteger sua saúde. Conheça quais são:

 

Não use lençóis guardados por muito tempo

Há quem guarde o jogo de cama por um longo período e use as peças assim que se lembra delas. É justamente aí que está o erro. Mesmo que lençol e fronha tenham sido lavados, eles podem desenvolver ácaro após um longo período de armazenamento.

Por isso, o correto é lavar o jogo de cama antes de utilizá-los, seja os novos ou os que estão guardados há muito tempo. Dessa forma, reduz-se o risco de ter problemas dermatológicos e respiratórios.

 

Guarde o jogo de cama em sacos respiráveis

Os sacos respiráveis são perfeitos para armazenamento da roupa de cama porque possibilitam que o ar circule pelas peças, minimizando o risco de desenvolvimento de mofo, de modo a preservar lençóis e fronhas.

 

Lave seu jogo de cama corretamente

A limpeza periódica do jogo de cama é essencial para a saúde e manutenção das peças. Recomenda-se seguir as orientações do fabricante para preservar a roupa de cama, minimizando o risco de manchas ou de encolhimento.

Lave as peças separadas de outras roupas. Caso tenham manchas, procure removê-las com produtos próprios para esse fim. Evite materiais abrasivos ou água sanitária, porque a chance de danificar o tecido é maior.

 

Quantos jogos de lençóis comprar?

Uma dúvida comum é quantos jogos de lençóis devo ter. Recomenda-se que tenha dois, no mínimo, para conseguir realizar a troca sem deixar a cama sem lençol enquanto o outro não é lavado.

Ao comprar jogo de cama, atente-se a um detalhe que muitos costumam esquecer: o tamanho das peças, que deve ser exatamente do seu colchão e travesseiro, para garantir um encaixe perfeito e uso do lençol e fronha.