Blog
Lojas Donna 14 de setembro de 2020

Como a decoração pode aumentar o espaço da sua casa

Os imóveis novos, especialmente os apartamentos, estão cada vez menores. O problema é que decorar espaços pequenos não é fácil e deslizes podem dar a impressão de que o imóvel é menor ainda.

Mas, saiba que existem dicas de decoração que ajudam a aumentar o espaço de sua casa, seja fisicamente ou visualmente. A seguir, listamos quais são essas dicas. Confira e aplique todas em seu lar!

decoração para aumentar o espaço da casa

Menos é mais

Lotar o espaço de móveis e acessórios bonitos é tentador, mas isso pode tornar os cômodos intransitáveis e visualmente carregados. Por isso, tenha em mente uma regra do minimalismo: menos é mais, sempre.

Na hora de decorar seu lar, foque somente no essencial, ou seja, naquilo que realmente será utilizado no dia a dia e que não ocupa muito espaço. Assim, também é possível economizar na montagem dos ambientes.

Use móveis planejados e multifuncionais

Os móveis planejados são grandes aliados porque são projetados e fabricados de maneira personalizada, para aproveitar ao máximo cada espaço do imóvel e torná-lo mais prático e agradável.

Já os móveis multifuncionais são aqueles que podem exercer mais de uma função. É o caso do puff que vira mesa lateral, do sofá cama, entre outros. O diferencial desses móveis é que eles ocupam menos espaço e ajudam a poupar dinheiro, já que não há necessidade de comprar vários itens com funções únicas.

Invista em espelhos

O espelho dá um truque visual ao ambiente, passando a sensação de que o cômodo é maior do que parece. Isso é possível porque esse objeto de decoração reflete imagens, dando impressão de amplitude.

Mas, como usar espelhos na decoração? Simples: é possível utilizar um grande em uma parede de destaque do cômodo. Se preferir, também dá para fazer uma composição com diversos espelhos pequenos.

Outra opção é investir em móveis com revestimento de espelho, colocando-os em locais estratégicos do cômodo, sem refletir imagens que não gostaria de evidenciar na decoração, como instalações elétricas e paredes descascadas.

Acerte na cor

A cor certa também ajuda a passar sensação de amplitude visual. Mas, qual seria a tonalidade ideal para atingir esse resultado? Cores claras, como o branco, são perfeitas e à prova de erros.

Gosta muito de tons coloridos e não abre mão de investir neles? Então, adote uma decoração de casa monocromática ou ton sur ton, assegurando uma unidade e harmonia visual, o que é mais eficaz para passar a impressão de amplitude.

Utilize a iluminação a seu favor

A iluminação, especialmente a luz branca, é uma das principais ideias de decoração para dar uma impressão de espaço grande. Justamente por isso vale a pena investir em projetos especiais e personalizados de iluminação, sobretudo na decoração sala.

Se o orçamento estiver apertado para um projeto personalizado de iluminação, vale a pena utilizarobjetos de decoração como luminárias posicionadas em locais estratégicos da casa.

Prefira luminárias com design diferenciado, porém alinhado ao estilo decorativo utilizado no cômodo, para dar um toque de personalidade e estilo à decoração. Também vale a pena complementar a iluminação com velas perfumadas.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário