Blog
Lojas Donna 20 de fevereiro de 2021

Como combinar a cortina da sala com o sofá? Confira essas dicas!

Combinar a cortina da sala com o sofá nem sempre é tarefa simples, ainda mais quando se tem pouca experiência em decoração. Esse é um detalhe importante porque permitirá garantir um visual harmônico ao ambiente, tornando o espaço mais bonito.

Para lhe auxiliar nessa tarefa, separamos dicas preciosas sobre como combinar a cortina da sala com o sofá. Confira e aproveite para adotá-las ao decorar sua casa!

Como combinar a cortina da sala com o sofá

Tenha cuidado na escolha da cor

A cor da cortina é um dos principais detalhes que podem ser coordenados com o sofá da sala, porque é o que mais se destaca ao entrar no cômodo. Por isso, acertar na combinação é essencial. Veja opções de coordenação que podem ser adotadas:

 

Tons neutros

Cortinas em tons neutros são excelentes dicas de compra porque combinam com quaisquer cores. Por exemplo, se seu sofá for verde, uma cortina branca ficará perfeita na sala, com um visual harmônico e sem ser sobrecarregado.

Existem diversas opções de cortinas neutras: além da branca, também há a possibilidade de comprar cortina bege, marrom, cinza e preta. Quanto mais clara for, maior a luminosidade no cômodo.

 

Cores semelhantes

Outra forma de acertar é escolher uma cortina com cor semelhante à do sofá. Por exemplo, seu sofá é marrom? Então, uma cortina bege clara combinará perfeitamente com o espaço.

São tons semelhantes, por isso se complementam, deixando o ambiente mais aconchegante e visualmente agradável. Se preferir, também é possível trabalhar com gradações da mesma tonalidade.

Por exemplo, suponha que seu sofá seja cinza escuro, numa tonalidade grafite. Para apostar na ideia da gradação, compre cortina cinza clara, que contribuirá para ter um ambiente elegante, moderno e sofisticado na medida certa.

 

Contraste

Trabalhar com contrastes também é uma técnica interessante para acertar na decoração da sala e uma das principais dicas de como combinar cortina com sofá.

Adotar essa sugestão é simples, basta trabalhar com tonalidades opostas do círculo cromático. Uma das combinações possíveis é o sofá azul escuro e cortina amarela ou laranja em tons mais claros, resultando em uma decoração irreverente, alegre e que foge do clássico e óbvio.

Se essa opção for muito ousada para seu estilo decorativo, uma forma mais segura de trabalhar com contrastes é combinar uma cortina clara e um sofá escuro ou vice-versa, como o combo preto e branco.

 

Acerte no tecido

Procure escolher uma cortina que tenha um tecido com textura semelhante ao revestimento do sofá, para passar uma impressão de unidade. Por exemplo, sofás de tecido natural combinam melhor com cortinas de linho e algodão.

Já o combo sofá de suede e cortina de veludo é perfeito para decorações mais refinadas e clássicas. Procure sempre combinar pesos: se o revestimento do sofá for mais robusto, invista em uma cortina com tecido encorpado, como a blecaute.

 

Considere os acessórios do sofá

A cortina também deve combinar com os acessórios utilizados sobre no sofá, como capas, mantas e almofadas. Tente coordenar cores, tecidos e texturas das cortinas para sala com essas peças e o resultado será encantador!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário