Blog
Lojas Donna 26 de março de 2020

Como combinar cortinas com a decoração da casa

As cortinas são uma excelente maneira de garantir privacidade, controlar a luminosidade, proteger o mobiliário do excesso de sol e manter o conforto térmico dentro de casa. Mas é a escolha do tecido que a define e arremata a decoração.

combina cortina com decoracao da casa

Há quem prefira peças com tramas mais fechadas e maior capacidade de bloquear o sol: o veludo, a seda, o algodão e o linho cumprem bem este papel. Já o voal e o chiffon, por exemplo, são os preferidos de quem quer deixar mais luz invadir os ambientes. Na hora de instalar, vale considerar as duas opções: o trilho suíço no forro ou o varão – este é instalado direto na parede.

Dicas para escolher o modelo ideal

1) Escolha o modelo de cortina conforme a sua necessidade

Antes de começar a procurar modelos de cortinas, é importante saber qual será o seu papel no visual do ambiente: garantir a privacidade, controlar a luminosidade ou ruídos externos ou, somente, decorar o cenário. A escolha do modelo de cortina ideal para o ambiente depende essencialmente dessa informação, pois só a partir disso você poderá definir os melhores tecidos, tamanhos e estilos.

2) Nada de tecidos para janelas com muita exposição ao sol

Evite modelos de cortinas com tecidos escuros nas janelas onde o índice de luz solar é intenso, pois apesar de barrar melhor a luminosidade, retém calor e aumenta a temperatura do ambiente durante o dia. Nesses casos, as melhores escolhas são cortinas em seda, linho, sarja ou até mesmo richelie, todas em tons claros.

3) Aposte no charme e sofisticação dos tecidos leves

Aposte em tecidos leves para criar composições atuais e ecléticas, bastante usadas em ambientes com visual clássico, moderno ou despojado.

O voil, muito usado atualmente, impede levemente a entrada de luz natural e confere um charme incrível à decoração da sala de estar, por exemplo. Já a seda, um tecido nobre, é perfeito para uma composição clássica e requintada para qualquer local, principalmente, no quarto do casal.

4) Para instalações rápidas e descomplicadas

O varão é a opção mais simples de instalar a cortina e combiná-la com qualquer decoração, além de garantir praticidade na hora de retirá-la, seja para limpá-la ou substituí-la por outro modelo. Já as ponteiras, além de dar o toque final à composição, garantem que o tecido não saia do varão.

5) Escolhas tecidos de cores neutras para ter liberdade na decoração

Se a sua decoração já está definida ou pronta, opte por modelos de cortinas confeccionados com tecidos de cores neutras para ter mais liberdade e facilidade na hora de ambientá-las em cenários com elementos coloridos.

As cortinas com cores neutras, como o off-white, branco, ou bege são indicadas nesses casos, pois não entrarão em conflito com a decoração do ambiente, ficando em harmonia com qualquer estilo.

6) Aposte em cortinas blackout

Se a ideia é deixar o ambiente – seja ele o quarto, sala de estar ou home theater – bem escuro, investir na cortina blackout pode ser uma boa solução para bloquear a entrada de luz externa e promover o isolamento acústico no ambiente.

Para não esquentar muito o local onde esse modelo de cortina será usado, coloque uma tela solar de proteção contra os raios UV na janela, assim, o conforto térmico também será garantido.

Na Lojas Donna, você encontra diversas opções de cortinas para que sua casa fique ainda mais bonita. Conheça as opções e aproveite para renovar seu lar com seus modelos favoritos.