Blog
Lojas Donna 5 de abril de 2021

Como e com que frequência é preciso lavar as cortinas?

Um acessório indispensável para quem procura conforto e ou elegância para a casa são as cortinas. Dos mais variados estilos, modelos, tamanhos e cores, é inegável que a escolha perfeita de uma pode dar espiritualidade ao ambiente, transmitindo jovialidade, amenidade ou mesmo um tom mais sério.

Mas você sabe como devem ser os cuidados com sua cortina e como mantê-la com a presença ideal? Se é essa sua dúvida, vamos te mostrar aqui como e de quanto em quanto tempo lavar as cortinas.

mulher na janela com a mão na cortina

Por que lavar as cortinas?

Pode não parecer num primeiro momento, mas cortinas estão à mercê de todo tipo de poluição: poeira, fumaça de escapamento ou de cigarro, gordura, odores e umidade excessiva, que pode causar mofo.

Quando não são bem cuidadas, cortinas se tornam um ótimo ambiente para a proliferação de ácaros e fungos, que podem causar ou agravar alergias respiratórias, como rinite e sinusite.

Por este motivo, é imprescindível a limpeza adequada de tempos em tempos, tanto para a saúde dos que moram no lar quanto para preservar o tecido de sua cortina. Vale ressaltar que para aumentar a vida útil é importante que a cortina tenha um forro, para evitar manchas ocasionadas pela luz do sol ou mesmo de lâmpadas.

 

Qual a frequência para lavar cortinas?

A frequência ideal pode variar de caso a caso. De uma forma mais geral, lavar duas vezes ao ano é o suficiente, principalmente quando os ocupantes passam menos tempo em casa e, consequentemente, a cortina recebe menos luz e poeira.

No entanto, quando os moradores são alérgicos e ou fumantes, é interessante aumentar essa frequência. Lavar de três em três meses ajuda a manter sua cortina ainda mais limpa, tira o odor de fumaça e ajuda a evitar reações ou crises alérgicas.

Em caso de você morar em um lugar que há bastante poeira, seja pela rua não ser asfaltada ou por haver construções na região, essa frequência pode aumentar. Para evitar o acúmulo de poeira, nestes casos, você pode lavar sua cortina a cada dois meses. O mesmo vale com cortinas presentes em ambientes úmidos, como banheiro e cozinha.

 

Como preciso limpar as cortinas?

Agora que já discorremos sobre os motivos e de quanto em quanto tempo devem ser lavadas as cortinas, vamos te dar algumas dicas de como prosseguir com a limpeza cotidiana e a lavagem em si. São dicas simples, mas que pode fazer toda a diferença e dar o resultado e a aparência ideal para esse adereço.

No dia a dia, você pode cuidar da sua cortina de uma forma simples: usando um aspirador de pó. Use o bocal de escova e passe em todo o tecido sem precisar removê-lo do varão. Outra dica é fazer uma barra na cortina, quando longa, de forma a deixar próxima do chão, mas sem arrastá-la. Isso ajudará a evitar o acúmulo de sujeiras, e você pode aspirá-la a cada quinze dias ou, quando pouca exposta à poeira, uma vez por mês.

Mantendo esse cuidado, é possível que seu tempo de uso se estenda e, consequentemente, as lavagens que seriam mais frequentes se tornem mais espaçadas. Claro, sempre lembrando do local em que você mora e quem ocupa o ambiente familiar.

Agora, quando for o momento de lavar, atente-se ao tipo de tecido da cortina. Por alguns fios serem mais sensíveis, não é recomendado que sejam lavados em casa, e sim em lavanderias especializadas. Linho e seda são alguns desses exemplos.

Para outros tipos de produto, sempre consulte a etiqueta para ter certeza do melhor modo de lavagem, uma vez que alguns tecidos não podem secar à secadora ou ser pendurados, por deformarem.

Se sua cortina pode ser lavada em máquina comum, é bom seguir alguns passos:

  • aconselha-se usar sabão líquido neutro ou de coco previamente dissolvido em água, antes de mergulhar a cortina, para evitar manchas indesejadas;
  • em cortinas coloridas, pode-se usar bicabornato, para manter a vivacidade;
  • quando a cortina for branca e estiver muito suja, deixe-a de molho por 40 minutos antes da lavagem;
  • na máquina, opte pelo modo de peça delicada;
  • não lave com outras peças ou roupas.

Se sua cortina for de poliéster, apenas deixe de molho por até 40 minutos em água pura, e a troque três vezes nesse processo.

Para cortinas de voal, a preferência é a lavagem à mão com sabão neutro.

E como devem ser lavadas cortinas blecaute? Neste caso, quando blecaute de PVC, não devem ser levadas à máquina. O modo correto de limpá-las é com uma esponja ou pano com detergente ou limpador multiuso, sem precisar tirá-las da parede.

Em caso de cortina blecaute de pano, pode ir à máquina, mantendo os cuidados citados acima. Evite centrifugar ou secar na máquina, para não encolher.

 

Cuidados extras durante a lavagem das cortinas

Vale ressaltar um cuidado extra quando sua cortina tiver argolas: tire-as, tanto para não danificar o tecido quanto para não danificar a máquina, uma vez que são feitas de materiais resistentes.

Após a retirada das argolas, passe um pano por entre os círculos, unindo-os, e dê um nó. Coloque a cortina em um saco especial para lavagem de roupas ou em uma fronha. Se não couber, coloque de forma bem distribuída na máquina.

Limpe os acessórios com um pano úmido e sabão ou limpador multiuso, secando-os em seguida com um pano seco.

Evite, também, lavar a cortina com água quente. Altas temperaturas tendem a prejudicar o tecido, assim como secar na máquina ou no sol podem endurecer as fibras do tecido.

Após todo esse processo, pendure sua cortina à sombra, já de volta ao varão. Isso ajuda a evitar dobras e a secar já com o caimento certo.

 

Quando escolher uma cortina nova?

Mantendo esses procedimentos, a vida útil de sua cortina pode se estender, mas em alguns casos específicos pode ser considerada a troca do adereço.

Seja pelo fato de ter crianças crescendo, envelhecimento do tecido, por manchas ou pela proliferação de ácaros e fungos. Além de preservar a saúde e o bem-estar dos ocupantes da casa, a alteração pode dar um novo visual ao ambiente.

E se você está procurando uma nova, saiba que nas Lojas Donna temos uma seleção de cortinas impecáveis e que com certeza pode realçar sua casa e dar ao ambiente o aspecto que você deseja. Não deixe de conferir!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário