Blog
Lojas Donna 13 de janeiro de 2021

Como escolher a cortina para sala?

A cortina para sala de estar é uma excelente dica de compra para transformar a decoração do ambiente sem muito esforço e com chance reduzida de erro.

Quer comprar cortina, mas não sabe como escolher o modelo ideal para sua sala? Então, confira dicas para acertar e montar um ambiente muito mais aconchegante e com uma decoração incrível.

Como escolher a cortina para sala?

Por que comprar cortina para sala?

A cortina para sala é um acessório poderoso porque consegue unir melhora da decoração e funcionalidade numa peça só. Com ela é possível complementar o ambiente, dando-lhe sofisticação e elegância.

Além disso, a cortina dá privacidade, evitando que quem está fora do imóvel consiga ver o que se passa dentro dele. Outro benefício da peça é que consegue melhorar a acústica e conforto térmico do cômodo, tornando o ambiente ainda mais agradável.

 

Dicas para escolher a cortina para sala perfeita

É essencial saber escolher a cortina perfeita, para garantir uma peça que realmente contribua com a decoração da sala e desempenhe os papéis de garantia de privacidade, melhora da acústica e conforto térmico. Mas, como escolhê-la? Confira estas dicas:

 

Tamanho

O tamanho da peça é um fator importante para ter um visual mais bonito. Recomenda-se que a cortina cubra toda a janela e parede, indo desde o teto até o piso. Dessa forma, tem-se a impressão de que o pé direito do imóvel é alongado e a sala é mais ampla.

Essa dica vale tanto para cortina para sala pequena como grande, garantindo um visual mais refinado para a decoração. Por isso, antes de comprar cortina, sempre meça o tamanho da parede e janela para garantir a peça perfeita.

Há, ainda, uma dica extra quanto ao tamanho: se quiser que a cortina fique franzida, escolha uma maior no comprimento. Por exemplo, se sua janela tiver 4 metros de comprimento e comprar uma com essa medida, a peça ficará totalmente esticada.

Para conseguir dar o efeito de franzimento, recomenda-se comprar cortina com o mínimo de 2 metros a mais. Quanto maior o nível de franzimento desejado, maior deverá ser o comprimento da cortina.

 

Finalidade da cortina

Estabelecer a finalidade da cortina faz a diferença porque permite escolher a peça que realmente cumpra suas necessidades. Por exemplo, se quiser uma cortina para complementar a decoração, não há restrições, qualquer uma que esteja de acordo com o estilo decorativo da sala será uma excelente opção.

Agora, se quiser uma que dê privacidade e melhore a acústica e conforto térmico do cômodo, recomenda-se escolher uma peça com tecido um pouco mais grosso, como a cortina para sala com blecaute. Se o tecido for muito fino, não será possível obter esses resultados.

 

Cor

Saber escolher a cor ao comprar cortina para sala também é importante, porque a tonalidade deve combinar com outras já utilizadas no ambiente para ter um visual mais harmônico.

Cortinas neutras (branca, bege, marrom, cinza ou preta) são à prova de erros porque combinam com quaisquer outros tons. Caso queira cortina colorida, opte por uma tonalidade que já é utilizada na decoração ou semelhante a ela.