Blog
Lojas Donna 23 de outubro de 2020

Como escolher cortinas para sala?

Cortinas para sala dão sofisticação para o ambiente, tornando-o melhor decorado. Paralelamente, também garantem boa acústica ao cômodo, cortam correntes de vento e bloqueiam parte da luz do sol, deixando o espaço agradável.

No entanto, não é todo mundo que sabe como escolher cortina para sala. Este é o seu caso? Então, confira as dicas que preparamos para acertar na compra da peça e transformar sua casa!

como escolher cortinas para sala

Dicas para escolher cortina para sala

Para acertar na escolha e compra da cortina para sala é preciso se atentar a diferentes detalhes da peça. A seguir, apresentamos quais são eles:

1. Tamanho

Recomenda-se que a cortina para sala de estar seja grande, cobrindo toda a parede, porque assim se passa uma impressão de pé direito maior, sem cortes na horizontal.

Por isso, antes de comprar cortina para sala meça a parede em que pretende instalá-la e considere essas informações no momento da aquisição, para garantir uma peça num tamanho adequado.

Se for investir numa cortina de tecido e quiser que ela fique bem franzida, compre uma peça maior do que a medida da parede. Por exemplo, se a parede tiver 3 metros de largura, considere comprar uma cortina de 3,5 a 4 metros.

Mas, e a cortina pequena? Ela só é uma opção interessante se houver algum móvel abaixo da janela, como um sofá. Em casos assim, é possível comprar cortina para sala pequena sem prejuízo ao restante da decoração.

2. Cor

Sempre combine a cor da cortina com o restante da decoração. Se tiver medo de errar na escolha, prefira uma peça em tom claro e neutro, como o branco, off-white e bege, tonalidades que são à prova de erros.

Caso a decoração da sala seja colorida, aposte em uma cortina num tom igual ou semelhante ao que já é usado nos móveis ou acessórios do cômodo. Dessa maneira, será possível conquistar um visual mais harmônico.

3. Tecido

Existem diferentes tipos de tecido para cortina, desde os mais leves até os grossos e resistentes. A escolha do perfeito deve considerar o efeito que deseja dar para a decoração da sala de estar.

Se preferir algo mais leve, esvoaçante e sofisticado, opte por tecidos como o voil, seda, renda e poliéster, que têm essas características. Gosta de tecidos pesados e clássicos? Neste caso, excelentes alternativas e investimentos são o linho, algodão, sarja e veludo.

4. Finalidade da cortina

Lembre-se que a cortina para sala não é uma mera peça de decoração, ela também exerce diferentes funções como bloqueio de luz e ventos e melhora da acústica do cômodo.

Caso queira uma peça que funcione somente para complemento da decoração, não existem restrições, qualquer uma desempenhará muito bem essa função. Agora, se quiser uma cortina para bloquear luz e vento e otimizar a acústica, escolha as que possuem tecido grosso.

Vale a pena conferir e comprar cortinas blecaute, bem como cortina para sala feita com linho, sarja ou veludo, que são tecidos mais encorpados e resistentes, capazes de desempenhar essas funções de modo correto.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário