Blog
Lojas Donna 30 de março de 2021

Como escolher uma toalha de mesa elegante e prática?

A toalha de mesa é uma peça que transforma a decoração, ajudando a compor um ambiente muito mais elegante. Mas, não é só isso: também possibilita proteger móveis, evitando danos como manchas e arranhões, além de facilitar a limpeza.

Quer montar uma mesa incrível, superelegante e prática, mas não sabe como escolher a toalha de mesa perfeita? Então, confira as dicas que separamos e aproveite para adotá-las em ocasiões especiais e no dia a dia!

mesa de cozinha pronta para o café

Dicas para escolher toalha de mesa

Uma mesa bem montada ajuda a tornar a ocasião ainda mais especial e inesquecível, garantindo elegância e praticidade. Aqui, damos dicas para facilitar a escolha da peça ideal. Confira o que você precisa considerar:

 

Formato e tamanho da mesa

O formato da mesa deve ser o mesmo da toalha, para garantir que o móvel fique totalmente coberto. Existe toalha de mesa redonda, retangular, quadrada e oval, basta escolher a opção que seja idêntica ao formato do móvel.

Além do formato, considere também o tamanho da mesa. Se comprar uma toalha pequena, toda a superfície do móvel não ficará coberta. Caso adquira um modelo muito grande, há o risco de a peça tocar o chão.

Mas, como acertar o tamanho da toalha de mesa? Simples: basta medir o tampo do móvel. O ideal é que a toalha não seja exatamente da mesma medida da mesa, mas que tenha um pequeno caimento / sobra de 20 a 30 centímetros.

Quando for comprar toalha de mesa, considere essas medidas e prefira a versão um pouco maior do que o tampo, para garantir esse caimento nas laterais, complementando a decoração com muito mais estilo.

 

Tecido

O tecido da toalha de mesa é um detalhe importante porque cada tipo ajuda a reforçar o estilo da decoração. Por exemplo, toalhas de algodão são elegantes, ideais para ocasiões especiais.

Já as toalhas de mesa de jacquard são mais sofisticadas, combinando muito bem com situações formais. Quer uma alternativa com excelente custo-benefício? Então, considere as toalhas de mesa de poliéster!

O diferencial das versões de poliéster é que não amassam com facilidade e podem ser utilizadas tanto em toalhas de mesa para sala de jantar como para cozinha, portanto, são mais versáteis.

Se sua intenção for proteger o móvel ao máximo, a toalha de mesa impermeável é o melhor investimento. Seu tecido é mais grosso e evita que líquidos atinjam o móvel, protegendo-o contra danos.

Além disso, a toalha de mesa impermeável também possui manutenção mais simples, muitas vezes basta passar um pano úmido sobre a peça para remover sujeiras superficiais ou secar líquidos.

 

Ocasião

Outra dica que reduz a possibilidade de erro ao máximo na escolha da peça é considerar a ocasião em que a toalha será utilizada. Assim, dá para usar a peça para montar um ambiente exatamente com a atmosfera que deseja.

Por exemplo, se sua intenção for montar uma mesa para um jantar romântico, uma toalha de mesa de renda é uma aposta certeira. Há, ainda, a possibilidade de investir numa versão com estampa floral ou tons pastel.

Caso queira montar uma mesa para um encontro mais formal, a toalha de mesa com tecidos naturais ou de jacquard são excelentes alternativas, principalmente as versões na cor branca.

A mesa é para uma situação informal? Neste caso, as toalhas de mesa estampadas são excelentes dicas de compra e uso. Dá para investir na estampa Vichy, por exemplo, que lembra as toalhas de picnic.

Outra opção é escolher uma toalha de mesa com estampas tropicais, como com flores e folhas, inclusive com frutas. Essa alternativa é ótima para compor mesas de lanches ou de refeições feitas ao ar livre, garantindo um resultado encantador.

Uma dica que ajuda a não errar é considerar, sempre, o tom da ocasião. Quanto mais formal for, mais refinada deve ser a toalha de mesa, para compor uma decoração superespecial.

 

Como lavar toalhas de mesa?

As toalhas de mesa duram muito mais se souber mantê-las, adotando processos de limpeza corretamente. Mas, como lavar e manter essas peças? O processo é mais simples do que parece!

Uma dica essencial é sempre seguir as recomendações do fabricante da toalha de mesa retangular, para garantir que o tecido da peça permaneça em excelente estado. Além disso, indica-se que:

  • Lave as toalhas de mesa brancas separadamente, para evitar que a tinta de outras peças provoque manchas no tecido;
  • Se a toalha de mesa tiver bordados ou rendas, lave-a no modo delicado da máquina ou a mão, para evitar danos a esse trabalho e reduzir ao máximo a possibilidade de descarte da peça;
  • Toalhas estampadas e coloridas devem ser lavadas com produtos próprios que evitam o desbotamento. Não as coloque de molho em alvejantes, para evitar manchas;
  • Finalize a lavagem com amaciante, que deixará a peça ainda mais confortável ao toque e fácil de passar;
  • Caso tenha uma toalha de mesa feita com material plástico, a limpeza é com pano úmido ou esponja macia com um pouco de detergente neutro. Finalize passando um passo seco sobre a peça;
  • Remova manchas mais persistentes com produtos próprios para essa finalidade. Não utilize abrasivos ou alvejantes, para evitar danos à peça.

 

Como armazenar toalhas de mesa

Agora que você já sabe como escolher toalha de mesa, inclusive como lavá-la, é importante conhecer dicas de armazenamento. Caso a peça não seja guardada corretamente há o risco de deformá-la.

De maneira geral, recomenda-se que a peça seja enrolada e não dobrada, para evitar vincos na toalha de mesa que podem ser difíceis de serem removidos. Por isso, faça pequenos rolos com a toalha e guarde em gavetas ou caixas organizadoras.

 

Onde comprar toalha de mesa

Não sabe onde comprar toalha de mesa de cozinha? A Lojas Donna tem uma seleção completa de toalha de mesa quadrada, redonda e retangular, contando com modelos lisos e estampados fabricados com tecido de alta qualidade e durabilidade.

Aproveite para conferir todos os modelos de toalha de mesa e comprar seus favoritos, garantindo peças lindas para montar mesas incríveis em diversas situações, desde as casuais até as mais formais!