Blog
Lojas Donna 29 de setembro de 2020

Como fazer um jardim suspenso na sua varanda?

Áreas verdes são capazes de transformar a decoração para casa, dando toques de cor, irreverência e personalidade para os ambientes. Uma das formas de atingir esse resultado é investir em um jardim suspenso para sua varanda.

Mas, afinal, o que é e como fazer um jardim suspenso para sua varanda? A seguir, abordamos essas questões e damos dicas para montar um bonito e de preço acessível. Confira!

como fazer jardim na varanda

O que é o jardim suspenso?

Trata-se de uma alternativa para quem gosta de plantas, mas tem pouco espaço para tê-las em casa. Como seu próprio nome indica, o jardim suspenso utiliza a área vertical do cômodo para instalação das plantas, formando uma espécie de mural na parede.

Também chamada de jardim vertical, essa solução de paisagismo e jardinagem confere mais estilo e personalidade para a decoração, além de tornar a área relaxante e agradável.

Como montar um jardim suspenso na varanda

Montar um jardim suspenso na varanda é mais simples do que parece. Abaixo, preparamos um passo a passo para facilitar seu trabalho e conquistar um resultado incrível:

Escolha o suporte para o jardim suspenso

O suporte é o local que receberá as plantas e flores na varanda. Há uma grande variedade de suporte, como os feitos de madeira e ferro, como treliças, pallets e painéis decorativos.

Também é possível prender vasos nesse suporte, o que permite diferenciar o jardim suspenso. Neste caso, prefira utilizar vasos de barro, porque possuem maior capacidade de absorver água.

Uma dica que faz a diferença para a decoração de varanda pequena e quem deseja ter menos trabalho: existem estruturas prontas para montar jardim vertical, contando com sistema de dreno de água. Assim, evita-se molhar toda a área durante as regas.

Prenda o suporte na parede

Depois de escolher o suporte ideal para seu jardim suspenso é preciso fixá-lo numa parede com boa iluminação e ventilação, o que deve ser feito com cuidado para garantir que a estrutura seja corretamente pregada, minimizando o risco de queda, quebras e acidentes.

Para fixar o suporte na parede, use abraçadeiras de nylon, arames PVC multiuso, ganchos de aço e parafusos. Meça a parede e faça marcações de onde deseja deixar e fixar o suporte, para facilitar o trabalho. Depois, instale a estrutura com o auxílio de uma furadeira e parafusadeira.

Monte e prenda os vasos

Com o suporte preso na parede, é chegado o momento de montar e fixar os vasos. Neste caso, recomenda-se furá-los, passar um gancho ou abraçadeira pelo orifício e prendê-los no suporte.

Então, plante suas flores e mudas. O processo é relativamente simples, é só colocar uma manta de drenagem no fundo do vaso, seguida de uma camada de argila, manta novamente, terra misturada com adubo e semente ou plantas germinadas. Regue de acordo com a necessidade.

Faça uma manutenção periódica É essencial realizar manutenções periódicas no jardim suspenso, para manter sua beleza. Por isso, realize regas e podas frequentes, o que garantirá um melhor acabamento às plantas. Caso alguma cresça muito, troque-a para um vaso maior.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário