Blog
Lojas Donna 9 de março de 2020

Como guardar corretamente cobertas durante o verão?

Calor finalmente chegou e, só de olhar para as cobertas você já está transpirando de tão quente que elas são! Durante essa estação, o jeito é guardar os cobertores e edredons até o inverno chegar. Assim, o quarto fica organizado e suas mantas e cobertores bem protegidas.

como-guardar-cobertas

Mas a grande questão é: como guardar cobertas? Afinal, se eles forem armazenados sem cuidados, poderão acumular ácaros e poeira. Inclusive, ficar com cheiro de guardado, sendo péssimo para quem tem problemas respiratórios.

Veja aqui como manter a casa limpa e algumas dicas e técnicas para guardar o seu cobertor corretamente durante o verão:

Passo a passo para guardar cobertores

Basicamente, há três passos antes de colocar os cobertores, mantas e edredons no guarda-roupa:

  • Lavar as cobertas;
  • Limpar o guarda-roupa;
  • Proteger os cobertores.

A lavagem é fundamental. Depois de uma estação inteira sendo utilizado, pode ter respingos de suor, de alimentos, poeira e outras partículas de sujeira que podem gerar a proliferação dos ácaros e fungos, principalmente se for guardado assim.

Enquanto sua coberta seca ao sol, limpe o seu guarda-roupa. Afinal, de nada adiantará lavar a peça se o local de armazenagem estiver com poeira. Use um pano umedecido com álcool ou alguma outra solução desinfetante. Isso irá eliminar praticamente todos os germes. Deixe as portas abertas para circular o ar.

Por último, fuja das embalagens plásticas. As cobertas precisam ser arejadas e, o plástico não permite a circulação de ar, o que aumenta as chances da proliferação dos fungos. O ideal são embalagens feitas de TNT ou outros tecidos.

Onde guardar os cobertores

O lugar ideal para guardar, é o guarda-roupas e, preferencialmente na parte de cima. O maleiro (como é conhecido) é a parte que menos tem umidade, proporcionando um bom ambiente para as cobertas, mantas e edredons.

Além disso, é possível manter o maleiro limpo e organizado por mais tempo. Pois, essa parte do armário é pouco usada, consequentemente, você não ficará abrindo a porta a todo momento e nem mexendo nas coisas, diminuindo a quantidade de poeira que pode entrar ali. Mas, é interessante abrir as portas do guarda-roupa ao menos uma vez por mês, para promover a circulação de ar.

Outra dica importante é como colocar as cobertas dentro do armário. A dobra precisa ser feita corretamente e de maneira alinhada, para não causar deformidades na peça. Você pode dobrar da forma que achar melhor, mas o ideal é que seja todos com a mesma dobra.

Tenha cuidado, apenas, para que todo o cobertor caiba dentro do espaço determinado. Isso evita parte da coberta fique enroscada na porta. Dessa forma você consegue manter a casa limpa e organizada.

Como cuidar dos cobertores

Os cobertores também precisam de alguns cuidados especiais. Isso aumenta sua vida útil e evita que a peça acumule ácaros e/ou fungos.

A lavagem antes de guardar é essencial. E, pode ser feita em casa ou em lavanderias. Se optar por lavar em casa, certifique-se primeiro se a sua máquina tem capacidade para isso. Geralmente, as menores que 10kg não suportam o peso das cobertas, apenas das mantas de microfibra.

Mesmo que sua máquina de lavar seja grande, tenha cuidado para distribuir o peso da coberta corretamente. Caso contrário, a mesma não será muito bem limpa e sua máquina pode ser prejudicada.

O sabão líquido é mais indicado, pois irá espalhar melhor durante a lavagem. Na hora da secagem, deixe-a no sol até secar completamente. E, se possível, depois de seca, deixe-a no sol por mais um tempinho antes de guardar.

Após a lavagem e a coberta bem seca, é hora de guardar. Dobre-a corretamente, certificando que não ficou nada enrolado. Coloque dentro de um saco de TNT ou de outro tecido. Guarde dentro do guarda-roupa já limpo.

Quando o inverno chegar novamente, é importante tirar as cobertas do guarda-roupa e deixá-las no sol por algumas horas antes de usar. Isso faz com que o ar circule na peça. Além disso, essa técnica é recomendada principalmente para quem tem problemas respiratórios.

Inclusive, o mais recomendado é que mesmo durante o verão, você abra o maleiro onde está as cobertas para circular o ar e, coloque os cobertores, edredons e mantas no sol ao menos uma vez por mês.

Quer saber mais sobre como manter a casa limpa? Continue acompanhando as nossas postagens e confira novas dicas.

Aproveite e conheça também sobre nossos outros posts: