Blog
Lojas Donna 14 de julho de 2020

Como limpar sofás?

O sofá é um móvel essencial da decoração da sala de estar. Não é para menos, já que com ele é possível garantir um local confortável, aconchegante e funcional para moradores e visitas.

como limpar sofás

Por isso, nada melhor do que cuidar do sofá corretamente, para que permaneça sempre bonito e em perfeito estado. Uma das maneiras de fazer isso é limpar o móvel periodicamente.

Mas, afinal, como limpar sofá? A seguir, separamos as principais dicas para realizar essa tarefa de maneira descomplicada e sem danificar o móvel. Acompanhe e saiba como preservar seu sofá!

Dicas para limpar sofá

Existem dicas práticas para limpar sofá que podem ser aplicadas para manter o móvel livre de poeira e manchas. Veja, logo abaixo, as principais e mais eficazes:

Utilize o aspirador de pó

O aspirador de pó é um grande aliado para limpar sofá, tanto o de tecido como o de couro. Recomenda-se passá-lo no móvel uma vez por semana, para remover sujeiras acumuladas.

Ao realizar essa limpeza semanal, tenha o cuidado de utilizar o bocal para estofados, que é capaz de remover poeira e restos de alimentos de maneira delicada, sem danificar o móvel e seu revestimento.

Faça uma mistura caseira

A mistura caseira é perfeita para limpezas regulares que não envolvam a remoção de manchas. Basta misturar um litro de água morna e 250ml de vinagre branco. Umedeça um pano limpo nessa mistura e passe no sofá em movimentos suaves. Depois, finalize passando um pano limpo seco para absorver o excesso de umidade.

Um detalhe importante: se quiser uma alternativa, invista em produtos para limpar sofás vendidos em supermercados. Para utilizá-los, siga as recomendações do fabricante normalmente impressas no rótulo.

Remova manchas

Há diferentes formas de remover manchas do sofá. Caso seja de gordura ou refrigerante, passe um pouco de espuma de detergente neutro sobre o local. Se for de café ou vinho, coloque um pouco de água com gás na mancha, mas não esfregue, somente deixe agir e absorva com um papel toalha.

Sobre a remoção de manchas, vale a pena citar um ponto crucial, que é não utilizar produtos abrasivos ou com cloro em sua composição, porque o risco de danificar o revestimento é muito alto.

Como proteger seu sofá?

Além de limpar seu sofá regularmente, também é importante adotar medidas para protegê-lo no dia a dia e evitar que fique demasiadamente sujo ou manchado. É possível investir em:

Impermeabilização do sofá

Se o móvel for de tecido, considere impermeabilizá-lo, processo que evitará que fique molhado ou manchado no caso de queda de líquidos e alimentos. Essa é uma boa alternativa para quem tem animais de estimação e crianças em casa.

Capa de sofá

Nem sempre é possível ter um sofá impermeável, porque custa mais caro. Uma alternativa extremamente eficaz é comprar capa de sofá, que deixa uma camada extra sobre o móvel, evitando que o revestimento entre em contato direto com líquidos e sujeiras.

Tudo isso com um benefício que faz a diferença: a capa de sofá tem preço mais acessível e ajuda a proteger o móvel de maneira econômica, compensando o investimento.