Blog
Lojas Donna 6 de abril de 2020

Como manter a casa limpa em tempos de coronavírus

Todos nós sabemos que estamos vivendo em meio a uma pandemia. Os noticiários só falam disso. É de conhecimento geral, também, que a melhor forma de prevenção ao coronavírus é a higiene, principalmente das mãos.

Mas e nossas casas? Como fazer uma limpeza correta? Para esclarecer essa dúvida, trazemos hoje algumas dicas de como higienizar bem o ambiente doméstico e diminuir as chances de contágio dentro do lar. Confira!

1) Limpar o piso

Para a limpeza do piso, utilizar pano com desinfetante e água sanitária. É importante realizar essa limpeza ao menos uma vez ao dia.

2) Limpar maçanetas, interruptores de luz, portas de geladeira e armários

Para a limpeza dessas superfícies, utilizar um pano umedecido com desinfetante ou álcool 70%.

3) Lavar as roupas com frequência

É importante lavar as roupas com frequência, utilizando água e sabão. Caso haja alguém da família que esteja em possível contato com pessoas infectadas, é interessante realizar a lavagem das roupas de forma separada, sem contato com outras roupas.

4) Evitar compartilhar objetos como talheres, pratos e copos

Mesmo que não haja ninguém infectado em casa, é importante evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como copos e talheres. É importante, também, realizar a lavagem correta desses objetos, com água e sabão.

5) Lavar brinquedos

Com o distanciamento social, é normal que as crianças estejam em casa brincando. Por isso, é necessário lavar os brinquedos com água e sabão, ou limpá-los com álcool 70% — principalmente de crianças pequenas, que acabam levando esses objetos à boca com frequência.

6) Lavar cobertores, toalhas e travesseiros de uso comum

Ao menos uma vez ao mês, lavar com água e sabão cobertores e travesseiros de uso comum. Já as toalhas, é importante realizar essa lavagem uma vez por semana, afinal, o ambiente úmido do banheiro é propício para a sobrevivência de vírus.

Realizar a limpeza do sofá com o aspirador de pó e/ou um pano umedecido com álcool.

7) Limpar o celular

Objeto praticamente essencial para a vida das pessoas, o celular pode ser muito contaminado — afinal, é comum o uso deste quando estamos com as mãos sujas. Para limpar o celular e outros aparelhos eletrônicos, utilizar um pano umedecido com álcool isopropílico.


Além de seguir as dicas acima, é importante realizar a lavagem dos panos utilizados na limpeza, com água e sabão e, se possível, deixando-os de molho em solução com água sanitária, por no mínimo dez minutos.

Gostou das dicas? Conta pra gente!
Acompanhe-nos pelo site e pelas redes sociais para receber mais dicas sobre decoração e cuidados com o lar.