Blog
Lojas Donna 20 de janeiro de 2020

Como manter a casa protegida de doenças respiratórias no Verão

As doenças respiratórias são terríveis. Incomodam, atrapalham a rotina e causam vários outros transtornos. E, algumas dessas doenças são bem comuns durante o verão, mesmo com as altas temperaturas.

como evitar problemas respiratórios no verão

Apesar do verão ser uma estação chuvosa, o calor e o sol quente acabam com a umidade do ar rapidamente e, isso provoca os sintomas das doenças respiratórias causadas pela poluição do ar, poeira e outras sujeiras. Manter a casa limpa é uma maneira de evitá-las.

Conheça as maneiras de manter a casa protegida de doenças respiratórias no verão:

Como manter a casa limpa

Uma casa limpa e organizada é tudo de bom! Além de confortável e gostosa de se viver, fica livre de doenças respiratórias. Alguns problemas bem comuns durante o verão, como sinusite e rinite são causadas pela poeira.

Quando a casa não é limpa com frequência, ela acaba juntando sujeira e, isso provoca os sintomas de alergia, como coriza, espirros e outros. O pó acumulado é terrível para quem já sofre com esses problemas, mas também é péssimo para outras pessoas.

Para conseguir manter a casa limpa e organizada, procure ter uma rotina de limpeza. Não é necessário faxinar todos os dias, apenas manter a ordem por mais tempo. Inclusive, deixar para faxinar uma vez na semana é péssimo para quem tem problemas respiratórios. Limpar todo dia é simples. Basta reservar cerca de 30 minutos pela manhã e 30 minutos pela tarde para se dedicar à essa tarefa. Ou ainda, 1 hora por dia de manhã ou a tarde.

Faça diariamente para evitar doenças respiratórias

O aspirador de pó é um grande aliado, pois ele irá aspirar a poeira, sem espalhá-la. A vassoura é boa para a limpeza, mas ao varrer você acaba movimento as partículas de sujeira e elas acabam voando pelo ar. Portanto, se você ou algum outro morador sofre com doenças respiratórias, aposente a vassoura e adote o aspirador como parceiro.

Em seguida, passe um pano com produto específico para o seu chão. Isso ajuda a deixá-lo mais limpo ainda, eliminando os vestígios de poeira e ainda mantém o piso bonito, brilhando e com cheirinho de limpeza.

Faça semanalmente para evitar doenças respiratórias

Retire também a poeira dos móveis, pois isso pode causar os sintomas. Para essa tarefa, use uma flanela macia e sempre faça movimentos com bastante cuidado, principalmente se o móvel já estiver sujo.

Use produtos específicos, como o lustra móvel. Eles são ótimos, pois além de limpar e deixar perfumado, protegem. Os melhores criam uma fina camada extra de proteção, contribuindo para a limpeza.

Outra tarefa para realizar semanalmente é a troca das roupas de cama. Tire os lençóis e fronhas. Deixei o colchão algumas horas sem nada e com a janela do quarto aberta para ventilar e deixar a casa arejada. Aliás, é interessante ter uma capa protetora para manter os ácaros bem longe.

Faça mensalmente para evitar doenças respiratórias

A poeira também fica acumulada em tapetes e cortinas. A lavagem é fundamental para manter a casa livre dos ácaros. As cortinas podem ser lavadas mensalmente ou até com um espaço de tempo maior, dependendo da necessidade.

Já os tapetes, o ideal limpar com frequência com o uso de aspirador. Principalmente aqueles felpudos, que juntam mais sujeira. Agora a lavagem com produtos adequados é importante, mas pode ser feita mensalmente ou com uma frequência maior, de acordo com o uso do tapete.

Mantenha a casa arejada

Além da limpeza, outras dicas são importantes para manter a casa protegida de doenças respiratórias. Como por exemplo, manter a casa arejada. Abra as janelas diariamente para que entre ar puro e ventilação natural.

Durante o verão, é comum que o ar condicionado fique ligado por mais tempo, mas isso é ruim para quem sofre com doenças respiratórias, pois o ar dos cômodos não é renovado. Crie esse hábito: sempre ao acordar, abra a janela do quarto. Em seguida, faça o mesmo com as outras janelas.

Faça a manunteção preventiva da casa e fique de olho

Para uma casa limpa e organizada, ela precisa estar perfeita. Para isso, fique atento a infiltrações que podem aparecer no período das chuvas. Principalmente em locais mais escondidos, como atrás dos guarda-roupas. Cuide também de arrumar as rachaduras, pois infiltrações e rachaduras deixam as paredes úmidas e consequentemente com mofo.

A Lojas Donna possui artigos completos para sua casa ficar ainda mais bonita e arrumada. São artigos de decoração para casa, cortinas e muitos outros utensílios para que tudo fique ainda mais organizado.