Blog
Lojas Donna 13 de janeiro de 2020

Como manter insetos longe da sua casa no verão

Ah, o verão! Época de calor, ventilador, ar-condicionado, piscina, uma bebida bem gelada e… insetos! As altas temperaturas fazem com que mosquitos e outros insetos apareceram com mais frequência. O que é péssimo, já que podem trazer várias doenças e incomodar bastante.

como manter insetos longe da sua casa no verão

Por mais que você mantenha a casa limpa e organizada, os insetos acabam aparecendo. Para que você curta o verão com amigos e familiares sem se preocupar, veja aqui algumas dicas para manter os insetos longe da sua casa! São dicas bem simples e algumas mudanças de hábitos que prometem dias quentes e bem tranquilos. Veja só:

Por que os insetos e mosquitos aparecem no verão?

É no verão que a incidência de insetos como os mosquitos aumenta consideravelmente. Isso acontece porque essa época do ano também é bastante chuvosa e, junto com as altas temperaturas, o processo de crescimento dos mosquitos é acelerado.

Por esse motivo o número de casos de dengue aumenta durante o verão. Afinal, a chuva e o calor faz aparecer mais mosquitos causadores de doenças.

No verão aparecem principalmente dois tipos de mosquitos: o Culex e o Aedes aegypti. O primeiro é o pernilongo comum e o segundo o famoso mosquito da dengue, chikungunya e o zika.

O Culex é o famoso pernilongo que não deixa ninguém dormir de madrugada. Costuma aparecer de madrugada e ataca durante a noite. Geralmente, entra nas casa ao final do dia. Coloca seus ovos em água suja, proliferando rapidamente durante o verão.

Já o mosquito da dengue pode aparecer à qualquer hora do dia. Mas seu horário preferido é no período da tarde. Se prolifera em água parada, seja ela limpa ou suja.

Inseticida caseiro e natural: conheça a verdade!

Algumas receitas de inseticidas caseiros prometem acabar com os terríveis insetos, principalmente os mosquitos e pernilongos. Entretanto, é preciso ter cuidado. Muitas não funcionam de verdade e, o ideal é acabar com o criadouro dos mosquitos.

Existem algumas alternativas que ajudam a espantar e diminuir a quantidade de insetos, os chamados inseticidas naturais. Um deles é a citronela.

A citronela é um repelente, ou seja, não elimina os insetos, mas os mantém afastados. É usado como vela e, ao acendê-la, afasta os mosquitos daquele cômodo. Pode ser usado, por exemplo, nos quartos.

Acessórios para manter os insetos longe

Existe um protetor de porta contra insetos ótimo para evitar que animais como baratas e aranhas entrem por baixo da porta. Esse tipo de inseto também costuma sair de suas tocas durante as noites de verão que são mais frescas que seus esconderijos. Esses protetores são conhecidos também como “cobras para porta”.

Outra coisa interessante é na hora de escolher as cortinas da sua casa. Evite as cortinas de cores escuras, prefira sempre de cor clara. Os mosquitos gostam de ficar próximo a panos e, se sua cortina for preta você não conseguirá vê-lo. Mas se ela for branca ou outro tom mais claro, já será possível.

A mesma dica vale para roupas: no calor prefira sempre peças claras, pois assim você observa mais facilmente a presença do inseto em seu corpo.

No calor é normal deixar portas e janelas abertas por mais tempo para ventilar. Mas isso acaba permitindo a entrada dos mosquitos. Opte por colocar telas, isso impede a entrada dos mesmos.

O ar-condicionado também é uma alternativa para mantê-los longe. Afinal, insetos não gostam de temperaturas baixas. Mas, quando o ar estiver desligado, eles podem voltar.

Como manter a casa limpa e longe de insetos?

Manter a casa limpa e organizada é uma excelente forma de manter o ambiente longe dos insetos. Através da limpeza você elimina os pontos de proliferação. Portanto, comece eliminando todos os focos de água parada do seu quintal, como baldes, pratos em vasos de flores e garrafas. Se tiver bicho de estimação, troque a água diariamente e lave os potes.

Dentro de casa, tire os lixos diariamente, tanto dos banheiros como da cozinha. Use o protetor de porta contra insetos e garanta que as cortinas estejam limpas. Existem aromatizadores de citronela que contribuem como um inseticida natural, repelindo os mosquitos. Crie um ritual de limpeza diário, mantendo limpo: lixeiras, potes de comida dos animais, ralos do banheiro e pia e não deixe acumular louça suja para lavar.