Blog
Lojas Donna 19 de dezembro de 2019

Como organizar sua casa para viajar

O fim do ano é o momento ideal para renovar as energias e também buscar uma melhor organização da casa. Se você já está com alguma viagem programada é ainda mais importante que você foque ainda mais em deixar tudo organizado e limpo para evitar ter surpresas desagradáveis ao chegar em casa.

organize-roupas

Para te ajudar a criar uma agenda com a programação com as manutenções básicas e preventivas antes de sair de férias, listamos alguns pontos de atenção para você poder fazer seu checklist.

Checklist de Manutenção da Casa

1. Limpe os armários e doe o que você não usa mais

roupeiro

Esta é a hora ideal para fazer aquela boa e velha arrumação dos armários de casa. Retire tudo o que você não usa mais, como sapatos, roupas, bolsas e aproveite para fazer uma doação e renovar a energia do espaço. A dica para desapegar de vez é: olhou a peça e pensou: – Acho que vou usar! Coloque na pilha de roupas a doar, pois definitivamente ela não tem mais a ver com você.

2. Use tudo o que tem na geladeira e despensa

A despensa é um lugar muito importante e que merece a sua atenção antes de ir viajar. Verifique se não há alimentos que estão próximos da data de vencimento e experimente criar um cardápio com eles para que tudo seja consumido antes da viagem, evitando que se estraguem enquanto você está fora.

A geladeira também exige um olhar cuidadoso, retire imediatamente os alimentos com prazo de vencimento próximos, principalmente os perecíveis. Diminua a temperatura da geladeira para o mínimo, assim você também economiza energia.

3. Cheque se não há vazamentos e problemas nas tomadas

torneira

Poucas pessoas levam em consideração a importância de checar a parte elétrica e hidráulica antes de ir viajar, porém é muito importante verificar se as tomadas não estão com problemas para evitar curtos circuitos. Verifique também se as torneiras não estão vazando, além de desligar os aparelhos eletrônicos da tomada. Dessa forma, você evita danificá-los e continua economizando energia.

4. Desinfecte a casa

Como não haverá ninguém em casa, este é o momento ideal para mandar dedetizar a casa. O ideal é que você marque o serviço para a data de viagem. Se você se programar, o tempo não fica apertado até porque a dedetização não costuma demorar e depende do tamanho da casa. Dessa forma, o produto pode ficar agindo por mais tempo e as pessoas e animais ficam protegidos.

5. Lave as peças guardadas

As peças da decoração da casa também precisam ser limpas e cuidadas. Lave tapetes, cortinas e limpe todos os utensílios decorativos para que tudo fique organizado. Tome sempre o cuidado de escolher lavanderias especializadas, e louças mais delicadas que não são usadas diariamente também devem ser lavadas.

6. Deixe as camas sem roupa de cama

Uma dica muito importante é que ao viajar você tire a roupa de cama e deixe os colchões livres, pois ficam mais arejados. Lembre-se de virá-los também para evitar que eles fiquem cheio de ácaros. A Lojas Donna possui diversas opções de cortina blecaute e outras opções para sua casa ficar arejada enquanto você tira suas merecidas férias. Confira as opções e escolha a sua favorita.