Blog
Lojas Donna 24 de julho de 2020

Como usar os talheres corretamente

Dispor talheres corretamente pode parecer uma missão impossível para muitos, mas faz toda a diferença na montagem da mesa, garantindo um visual mais bonito e um capricho especial para receber convidados.

como usar talheres corretamente

Precisa montar uma mesa incrível e não sabe qual é a posição dos talheres? Neste caso, confira este post que preparamos com indicações da disposição de todas as peças e tenha um resultado muito mais sofisticado!

Posição dos talheres na mesa

Arrumar seu conjunto de talheres na mesa é simples, só é preciso se atentar a algumas regras que devem ser seguidas à risca se a proposta for servir um cardápio mais formal. Veja como proceder:

  • Garfos sempre vão à esquerda do prato, enquanto facas e colheres vão à direta;
  • A disposição dos talheres deve ser de fora para dentro, considerando a ordem de uso. Portanto, nas extremidades posicione os talheres de entrada. Em seguida, os de peixe, somente se for servir algum. Por último, coloque os que serão utilizados para o prato principal. Todos os talheres devem estar com cabos voltados para baixo;
  • Os talheres de sobremesa são posicionados no alto e aqui é preciso tomar um cuidado especial: o cabo do garfo é voltado para a esquerda, enquanto o da faca e colher à direita;
  • A faca de manteiga deve ser apoiada sobre o prato de pão, caso tenha intenção de servi-lo, sempre acima do prato principal.

Dúvidas comuns sobre usar talheres

Ao organizar a mesa, sempre surgem dúvidas que podem dificultar a montagem correta. A seguir, apresentamos as mais comuns e respostas para elas. Acompanhe:

– Preciso usar todos os talheres do jogo?

Nem sempre. Separe somente os talheres que realmente for utilizar, considerando todos os pratos que serão servidos. Se for uma situação formal, a tendência é utilizar quase todo o jogo, abrangendo os talheres de entrada, para peixe, prato principal e sobremesa.

Caso a ocasião seja casual, a quantidade de talheres costuma ser reduzida, mantendo o foco nos de entrada e prato principal ou prato principal e sobremesa. A dica para acertar é colocar sobre a mesa somente o necessário.

– Devo investir em talheres para peixes?

Pode parecer algo dispensável, no entanto é importante ter os talheres para peixes, sobretudo se oferecer almoços ou jantares formais com frequência. O motivo é simples: o peixe é uma proteína delicada e exige talheres especiais.

A faca para cortá-lo garante maior precisão e facilidade, porque não tem serrilha. Já o garfo para peixe possibilita remover espinhas de maneira descomplicada, porque possui menos pontas.

– Quando incluir colheres na montagem da mesa?

É possível utilizar colheres quando for servir um consomê, sopa ou sobremesa. Lembre-se de escolher as versões específicas para cada um desses pratos. Caso seu cardápio não inclua esses alimentos, não utilize colheres.

– Uso talheres de prata ou inox?

Depende da ocasião e do tom que deseja dar a ela. O jogo de talheres de inox é versátil e combina perfeitamente com quaisquer situações. Já os talheres de prata são refinados e ideais para ocasiões especiais ou formais.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário