Blog
Lojas Donna 23 de maio de 2016

Cortinas na decoração de salas de estar

A sala de estar, como o próprio nome já diz, é o ambiente da casa ou apartamento onde a família passa a maior parte do tempo seja quando estão somente os integrantes da mesma ou pelo fato de terem recebido a visita de pessoas de fora e, por este motivo, sua decoração deve ser muito bem planejada e concebida. Muitas famílias acabam dando maior importância para os móveis e objetos decorativos e acabam esquecendo de um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença na hora de acertar ou errar na decoração do ambiente: as cortinas.

As cortinas ajudam na decoração de qualquer ambiente, principalmente, na sala de estar. Mas, para não errar na hora da escolha algumas dicas devem ser seguidas, segundo os decoradores:

– Meça a janela corretamente com uma trena e escolha uma cortina maior que as medidas, como, por exemplo, para uma janela de 3 metros de comprimento pode-se comprar uma cortina com 3,40 metros deixando 20 centímetros para cada lado. Com isso, a cortina ficará mais cheia e não faltará pano nas laterais da janela.

– Para casos em que a janela tenha uma grande entrada de luminosidade em alguma parte do dia é possível colocar um black-out, como uma espécie de primeira camada para a cortina.

– Se for usado o black-out saiba que a segunda camada, ou seja, a cortina deve ser de um tecido mais leve e decorativo para equilibrar o ambiente. Neste caso dê preferência pelos seguintes tecidos: renda, seda, palha e voil, entre outros.

– Para um acabamento perfeito o varão deve ser escolhido com o mesmo cuidado que a cortina e, em primeiro lugar, utilize a mesma regra da medição que passamos e deixe para uma janela de 3 metros, 20 centímetros para cada lado sobrando de varão. Outro ponto importante é escolher um varão com um belo acabamento nas laterais.

– Se escolher por cores vivas e texturas tenha em mente que elas podem enjoar muito rapidamente e, portanto, a troca possa ser rapidamente necessária. Se pretende ficar com uma cortina por mais tempo prefira as cores neutras que, inclusive, são atemporais.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário