Blog
Lojas Donna 17 de setembro de 2014

Dicas Para Deixar seu tapete Lindo e Limpo

Dicas Para Deixar seu  Tapete Lindo e Limpo

Tapetes são essenciais para a decoração de sua casa, além de bonitos, dão um toque todo especial no ambiente. Mas você sabe como manter eles sempre limpos? A Donna trás para você super dicas de como fazer a limpeza de seus tapetes.

É importante que você aprenda a limpar o seu tapete da maneira correta, para que as fibras e cores sejam preservadas.

Limpeza Diária

Para a limpeza do dia a dia, opte pelo aspirador de pó ou uma escova, preferencialmente macia. Passe a escova no sentido natural da fibra, para não danificá-la. No caso dos carpetes, pode-se utilizar o aspirador de pó em todos os sentidos.

Sujeira com Líquido

Para limpar algum tipo de líquido ou alimento derramado, utilize um pano seco ou um papel de boa absorção, preferencialmente branco, para enxugar. Pressione o pano sobre a parte suja repetidas vezes, cuidando para não fazer movimentos circulares, pois a sujeira pode se espalhar.

Depois, misture água com o detergente neutro em um recipiente limpo, até a mistura ficar bem diluída. A medida indicada é de uma colher de chá para cada litro de água.

Borrife a mistura utilizando um spray e com um outro pano seco ou toalha de papel, absorva a solução aplicada.

Hora da lavagem de seu tapete

Prefira lavar utilizando produtos apropriados para limpeza de tapetes e carpetes. Se não for possível a aquisição desses materiais, utilize sabão neutro. Uma Observação importante: Nunca use alvejantes feitos à base de cloro, pois podem danificar a peça.

tapetes blog

Outras Dicas

– Lembre-se de limpar o tapete e deixá-lo em local seco e arejado, por três ou quatro horas, pelo menos duas vezes ao ano. Isso elimina ácaros e fungos. Mas para obter uma limpeza profunda, o mais apropriado seria contratar uma empresa especializada.

– Para prolongar a preservação da peça, não submeta o tapete à luz ou calor intenso, evita o surgimento de manchas.

– Na hora de guardar o tapete, uma boa dica é não dobrar. A melhor opção é sempre enrolar.

– Para manter um equilíbrio nos desgastes do tapete, é interessante inverter a sua posição, algumas vezes ao ano.

Alguns de cuidados que se deve ter com certos materiais em especial:

– Tapetes de Couro: Importante que não devem fiquem expostos ao sol e à claridade intensa, para evitar desbotamento de cor.

– Tapetes de Fibra Sisal: São ótimos para pessoas que sofrem com algum tipo de alergia, já que a poeira não penetra neste material. Porém, apesar de resistente, o material não resiste à umidade.

– Carpete: Uma vez por mês, após a retirada da poeira com o aspirador de pó, passe um pano branco e limpo acompanhando com um pouco de benzina, mas não esqueça de deixar a área bem arejada, evitando a aspiração do produto.

– Tapetes de pele: Evite colocar em locais de muito movimento. Para limpar, passe o aspirador apenas no sentido do pelo.

Lembre-se: a melhor maneira de conservar e limpar o tapete é seguir as dicas do fabricante.

Gostou do post?

Tem alguma dúvida ou quer saber de algo sobre decoração?

Mande para nós aqui nos comentários !