Blog
Lojas Donna 22 de março de 2021

Lego e blocos de montar: o presente perfeito para crianças!

O Lego e blocos de montar são dicas de presentes perfeitos para crianças. Não é para menos, afinal, são excelentes opções de entretenimento, estimulam a criatividade e ainda proporcionam outros benefícios especiais para os pequenos.

Aqui, falamos mais sobre o Lego e blocos de montar, indicando seus principais benefícios. Confira e entenda o porquê vale a pena presentear crianças com esse brinquedo!

crianças brincando com Lego

O que são blocos de montar?

Blocos de montar são brinquedos normalmente fabricados em plástico de ótima resistência a danos. São peças se encaixam e permitem criar qualquer coisa, basta usar e abusar da imaginação.

Os blocos de montar geralmente são coloridos, o que acaba atraindo e prendendo ainda mais a atenção das crianças, tornando a experiência com as peças mais especial para os pequenos.

 

História do Lego e blocos de montar

Os primeiros kits de blocos de montar foram criados no fim do século XIX. Mas, eram bem diferentes dos que conhecemos hoje. Nesse período, as peças eram de madeira ou metal, trazendo em sua composição pequenos parafusos.

O Lego, que é a marca mais conhecida de blocos que montar, surgiu somente na primeira metade do século XX, no ano de 1932. Na época, todas as peças eram de madeira e criadas manualmente por Ole Kirk Kristiansen, carpinteiro dinamarquês.

Na década de 1950, os blocos de montar passaram a ser confeccionados em plástico, apresentando o formato e sistema de encaixe que conhecemos hoje.

Desde então, várias marcas de blocos de montar surgiram, mas a Lego ainda é a mais conhecida e a que mais fabrica peças por ano. De acordo com dados da própria marca, são 68 mil blocos por minuto, totalizando 36 bilhões de peças por ano.

 

Tipos de blocos de montar

Os blocos de montar feitos de plástico se dividem em duas categorias principais, a clássica e a temática. A diferença entre ambas é que a clássica possibilita criar qualquer coisa montando as peças.

Já a temática tem como finalidade montar cenários e personagens específicos, como os de filmes, desenhos animados e personagens de videogames. É justamente essa versão dos blocos de montar Lego que mais chama a atenção dos adultos.

 

Benefícios do Lego e blocos de montar

O Lego e blocos de montar oferecem benefícios especiais para as crianças, extrapolando a diversão. Mas, o que essas peças proporcionam, exatamente? A seguir, listamos os benefícios. Confira:

 

Suporte no desenvolvimento da criança

O jogo de Lego estimula o desenvolvimento de diversas habilidades da criança. Uma delas é a capacidade de raciocínio, sobretudo durante a montagem, possibilitando aprimorar essa habilidade desde cedo.

Além disso, os blocos de montar desenvolvem uma melhor noção espacial, com consciência de padrões e proporções, conseguindo identificá-los com maior facilidade e rapidez.

Outro benefício muito especial é que o manuseio constante das peças desenvolve e melhora as habilidades motoras da criança, principalmente as finas, que são utilizadas na realização de movimentos musculares mais sutis e não tão amplos.

 

Estímulo da criatividade e imaginação

Ainda que muitos jogos de blocos venham com instruções para criar determinadas figuras, esse tipo de brinquedo possibilita muitas outras oportunidades e a criança pode montar o que quiser.

É justamente por isso que os blocos de montar estimulam a criatividade e imaginação dos pequenos, característica que causa impactos positivos no dia a dia das crianças, com capacidade de pensar além do óbvio.

 

Compreensão de formas geométricas

O constante manuseio de blocos de montar possibilita que os pequenos tenham uma melhor compreensão de formas geométricas e conceitos espaciais específicos, como os de baixo e alto, largo e estreito, bem como de curto e comprido.

 

Vivência em tarefas em grupo

Quando seus filhos brincam de peças de montar com outras crianças, ou mesmo com um adulto, esse momento requer cooperação e diálogo para conseguir criar algo juntos.

É por isso que esse tipo de atividade ajuda a desenvolver nas crianças o senso de cooperação e de trabalho equipe, podendo familiarizá-los com esse tipo de atividade desde pequenos.

 

Colaboração para a autoestima e confiança

Quando a criança finalmente consegue realizar seu objetivo de montar algo específico, esse resultado aumenta sua autoestima e confiança, fazendo com que se sinta motivada a tentar algo novo e se superar.

 

Desenvolvimento do hábito de organização

Brincar com blocos de montar exige organização, seja para identificar peças ou ainda quando a brincadeira acaba e os pais ensinam as crianças a guardar os itens, ajudando a desenvolver esse hábito nos pequenos.

 

Quando presentear com Lego e blocos de montar?

O Lego e os blocos de montar são excelentes dicas de presente para crianças, seja em aniversários, datas especiais ou comemorativas, como o Dia das Crianças e Natal.

Quem pretende comprar brinquedo Lego ou outros blocos de montar para presentear normalmente tem uma dúvida: qual a idade mínima que a criança deve ter para conseguir utilizar as peças?

De modo geral, a idade mínima é baixa. A Lego, por exemplo, tem jogos de blocos de montar para crianças a partir de um ano e meio. Neste caso, são peças simples que têm como foco desenvolver a coordenação motora fina e estimular a imaginação e criatividade.

Toda a linha de blocos de montar Lego é dividida por faixas etárias, iniciando em 1,5 ano, passando por 4, 6, 9, 13 e a partir de 18 anos de idade, cada uma para desenvolvimento de habilidades diferentes.

Caso se interesse por blocos de montar de outras marcas, sempre verifique as informações do fabricante para identificar para qual faixa etária o brinquedo é mais indicado.

 

Onde comprar blocos de montar

Decidiu adotar essa alternativa de presente, mas não tem noção de onde comprar blocos de montar? Então, saiba que a Lojas Donna tem uma seleção especial para você, com alternativas das melhores marcas do mercado.

Na Lojas Donna você conta com a facilidade de comprar online e receber no conforto de seu lar, ou manda o presente diretamente para a criança, sempre com total praticidade e segurança.

Confira as opções de blocos de montar da Lojas Donna e aproveite para garantir presentes especiais por preços justos!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário