Blog
Lojas Donna 27 de janeiro de 2020

Cortinas para o verão: como escolher?

A decoração é o ponto central para criar sensações dentro de qualquer ambiente. As cortinas são ótimas para isso. A princípio, tem a função de amenizar a entrada de luz do sol nos ambientes e também garantir maior privacidade para os moradores. Por outro lado, também tem a função estética: deixar o cômodo mais bonito.

cortina para o verão

Cortinas também tem o poder de deixar o lugar mais aquecido ou mais fresco. Por isso escolher o modelo para o verão faz toda a diferença para os dias mais quentes. Para acertar na escolha das cortinas para quartos, veja essas dicas:

Cortinas para quarto durante o verão: dicas para não errar

A escolha da cortina para quarto precisa ser pensada com bastante carinho! Principalmente no verão. O tecido influencia na temperatura do ambiente, permitindo a entrada de menos ou mais sol, fator que irá aquecer ou não o ambiente.

A cor também é um ponto importante, principalmente nos dias mais quentes. Afinal, a cor errada poderá deixar o quarto bem mais quente.

No geral, as dicas de cortina para quarto de casal, de bebê, infantil ou qualquer outro, são essas:

  • Escolha materiais leves como linho, algodão e outros tecidos orgânicos – esse tipo de tecido permite a entrada de vento, que deixa o quarto arejado;
  • Escolha cores claras como branco, off-white, nude, cru, tons de amarelo etc. – deixam o ambiente mais fresco.

Cortina para quarto de bebê

Os pais ficam ansiosos aguardando a chegada de um bebê. Durante a espera, nada mais gostoso do que planejar o cantinho do pequeno. Escolha a cortina para quarto de bebê com bastante carinho!

A dica é levar em consideração o período que o bebê nascerá. Se for durante o verão, é interessante optar por cortinas mais leves como as que são feitas de algodão. Outro ponto importante é o tamanho da cortina. Para o quarto, é legal uma cortina pequena, pois assim você ganha espaço para colocar um móvel embaixo da janela, como o trocador.

Geralmente os pais escolhem um tema para o quarto e querem tudo combinando. Para a cortina, escolha uma cor clara, como o azul bebê, rosa claro, amarelo entre outros. A cor coringa que combina com tudo é o branco. E ainda deixará o quarto do bebê bem fresquinho.

Cortina para quarto infantil

A cortina infantil segue as mesmas dicas para escolher a cortina de qualquer outro cômodo da casa. Elas precisam ser leves e de cores claras. As crianças gostam de coisas coloridas e divertidas, por isso procure algum modelo estampado ou com detalhes dos personagens que ela gosta.

Durante o verão, aposte em cortina infantil de tecidos leves, como o linho ou o próprio algodão. Assim como o quarto de bebê, é interessante apostar em cortina pequena, dessa forma a criança pode brincar embaixo da janela, sem perigo de se enroscar. Ou ainda, pode usar esse espaço para colocar um móvel ou até uma mesa de atividades.

Cortina para quarto de casal

Geralmente, a cortina para quarto de casal é de cor clara e mais grossa, para evitar a luz do sol em excesso. Mas, durante o verão é interessante apostar em uma com tecido mais soltinho, como a malha. Existem vários modelos, alguns mais sofisticados e outros mais simples.

É interessante que a cor sempre case com o restante da decoração. A cortina para quarto de casal precisa trazer conforto e requinte, mas também deixar o ambiente gostoso para uma boa noite de sono. Uma boa sugestão é apostar em cortinas em tons de pastel ou o próprio branco com detalhes em outras cores fica um charme!

Outro ponto importante é o tamanho da cortina para quarto. Para quem tem um quarto pequeno e precisa de espaço para armários, o melhor é uma cortina pequena. Dessa forma você pode aproveitar o espaço embaixo da janela para uma cômoda ou até mesmo a cama.

A cortina grande para o quarto de casal fica linda demais! Desde que você tenha espaço para isso. É boa também para quartos com varanda. Existe ainda a cortina 4 metros. Essa é mais indicada para quartos grandes ou ambientes maiores, como sala de estar e jantar.

Com a Lojas Donna fica fácil escolher seu modelo preferido de cortina, pois temos várias opções para cada cômodo da casa. Escolha a sua e tenha um verão muito mais refrescante!