Blog
Lojas Donna 25 de março de 2021

No coração do lar: como tornar a sua cozinha mais prática para o dia a dia

Na correria do dia a dia, com os estudos e com o trabalho, acabamos deixando a nossa casa mais de lado, e esquecemos como priorizá-la em nossas vidas. Dalai Lama já dizia: “uma atmosfera de amor em sua casa é muito importante. Faça tudo que puder para criar um lar tranquilo e com harmonia”.

No coração do lar: como tornar a sua cozinha mais prática para o dia a dia

 

E sendo a cozinha o coração da casa, ela é o ambiente mais acessado, pois a quase todo momento alguém está lá, seja para preparar alguma refeição, para fazer um lanchinho ou beber uma água. De todo modo, precisamos cuidar bem do nosso coração, não é mesmo. Por isso, separamos algumas dicas especiais para você:

 

Dentro dos armários:

Assim como nos guarda-roupas, quando arrumamos os armários da cozinha não demora muito tempo para que eles estejam bagunçados novamente. Então, antes de sair arrumando tudo sem uma organização, pense em um método prático para a sua vida. O mais comum deles é feito seguindo uma linha fácil de raciocínio: o que for mais usado, precisa ficar mais próximo.

Mas antes de continuarmos com o nosso método de organização, lembre-se de evitar estragos. Para isso, forre toda a parte interna do armário com algum tecido emborrachado para que ele não fique com arranhões. Feito esta parte do trabalho, vamos lá!

 

Primeiro passo:

Na parte de cima, coloque o que você menos usa, se for as travessas de vidro, coloque-as lá. No centro, coloque o que você usa com mais frequência, mas não necessariamente todos os dias, por exemplo, os potes de plástico e os de acrílico. Você também pode colocar alguns mantimentos como o arroz, o açúcar, o feijão, o trigo, etc, do modo como preferir.

 

Segundo passo:

Nas prateleiras do armário coloque a louça; os pratos para as refeições diárias podem ficar próximos dos copos, mas reserve outro espaço para os itens de sobremesa e para as xícaras de chá ou café.

 

Terceiro passo:

Mantenha sempre os armários limpos para evitar surpresas desagradáveis como formigas e cupins, além disso, manter esse hábito de limpeza vai ajudar a perdurar a organização e a evitar guardar alimentos vencidos.

 

Nas gavetas da pia:

Não é prático colocar os talheres e outros utensílios nos armários maiores, faz mais sentido colocá-los nas gavetas do armário que vem com a pia, pois ele vem tradicionalmente com 4 gavetas e todas são necessárias. Na primeira gaveta coloque os talheres do dia a dia, como os garfos, as colheres, as facas e as conchas menores. Na segunda, você pode colocar os talheres maiores e usados com menos frequência, como as facas maiores, as conchas grandes, e o que for usado para comer a sobremesa. Já a terceira gaveta é o lugar ideal para as tampas de algumas panelas. E na quarta e última gaveta, seria bacana colocar alguns produtos de cozinha como o papel alumínio, o papel filme, os plásticos para embalar carnes, etc. Assim, você pode aproveitar cada espaço da sua cozinha, e não sobrecarregar nenhum.

 

Mas e as panelas?

O principal responsável para uma comidinha bem feita é o cozinheiro, mas, além de saber preparar a comida, ele precisa saber como guardar o seu material. E as panelas são objetos que não ocupam muito espaço se souber como guardá-las. O espaço que há no armário da pia ao lado das gavetas é excelente, basta forrá-lo com algum material emborrachado e empilhar as panelas, sempre da menor para a maior, e lembre-se: não sobrecarregue esse local, para não danificar o armário e nem os outros utensílios. E se faltar espaço para guardar as outras, você pode pendurá-las e fazer com que elas sejam parte da decoração. Use ganchos de ferro ou instale prateleiras na parede. Ficará lindo e prático.

 

Bancada não é somente decoração!

A bancada é um local muitas vezes subestimado, pois quando não a usamos para comer, largamos uma baguncinha ali, mas ela pode ser mais útil do que parece. Quando estamos temperando alguma comida precisamos que os temperos estejam o mais próximo possível. Então, ao invés de guardar os que são mais utilizados, use potinhos ou porta temperos, tem muito utensílio lindo para ser usado de maneira prática e decorativa, e você mesmo pode escolhê-los.

 

Saúde e organização

Não tem desculpa, a correria do dia a dia não pode te deixar sem comer pelo menos uma fruta. Então, para facilitar o seu trabalho e ajudar a sua saúde, tente deixar as frutas e verduras que não precisam de tanta refrigeração com o acesso mais fácil. Para isso, invista em fruteiras, existem diversos estilos e você decide qual usar. As que são feitas com caixotes de madeira são lindas e dão um ar natural para a cozinha. Tem também as de alumínio com várias divisórias, essas são ótimas para separar as frutas das verduras. Pense que organizando bem, além de tornar o seu dia a dia mais fácil, também deixará a sua cozinha mais decorada e consequentemente mais bonita. Aproveite!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário