Blog
Lojas Donna 30 de novembro de 2020

O que é cortina rústica?

Cortinas para sala são peças fundamentais para complementar a decoração, dando mais charme e sofisticação para o ambiente, ao mesmo tempo que bloqueiam o excesso de luminosidade, dão privacidade e melhor isolamento acústico e térmico ao cômodo.

Tudo isso é possível ao utilizar a cortina rústica! Não conhece essa opção? Sem problemas: a seguir, falamos o que é, quais são as principais características e como usar essa cortina. Acompanhe!

Cortina de Renda Donna Inter 300x180 cm Roseiral com Bando Desert

 

Cortina rústica: o que é?

Trata-se de um modelo de cortina inspirado no estilo de decoração rústica, que valoriza elementos naturais como a madeira, cores que lembram a natureza, tecidos como o linho e artesanatos.

Por isso, a cortina rústica é uma aposta certeira para decorações que prezem pelo conforto e que passem sensação de aconchego, tornando o ambiente mais agradável, seja para momentos de lazer ou descanso.

 

Principais características da cortina rústica

A cortina rústica para sala se destaca por ter características específicas que são fáceis de serem identificadas. Uma delas é a preferência por tons terrosos, como o bege, marrom e ocre, inclusive pelo verde, seja em versões suaves ou mais intensas. Essas tonalidades são muito trabalhadas porque remetem ao natural e meio ambiente.

Outra característica marcante da cortina rústica é o fato de ser confeccionada com tecidos naturais, como o linho, algodão, sarja e ráfia, que são mais grossos, pesados e resistentes a danos, por isso bloqueiam melhor a luminosidade e visão, de modo a garantir privacidade no dia a dia.

Para quem gosta de cortinas com tecido fino e delicado, a boa notícia é que no estilo rústico as cortinas de renda são recorrentes, principalmente as que remetem ao trabalho manual de rendeiras.

Como a cortina de renda é transparente, indica-se utilizá-la com um forro por baixo ou cortinas blecaute, que ajudam a barrar a luminosidade, impedem que terceiros vejam o que se passa no cômodo e ainda abafa o som externo e correntes de vento.

 

Como usar cortina rústica

Gosta da cortina rústica, mas não sabe como inseri-la na decoração de sua casa? Curiosamente, isso é mais simples do que parece! A seguir, damos dicas para adotá-la na decoração de seu lar:

 

Combine a cor da cortina com o restante da decoração

Uma dica infalível é combinar a cor da cortina com uma que seja utilizada no restante da decoração. Não precisa ser idêntica, pode ser da mesma cartela de cores. Por exemplo, os móveis do ambiente são de madeira? Então, é interessante escolher uma cortina em tons terrosos ou próximos deles, como o bege.

 

Prefira versões de tecido natural

O estilo rústico de decoração valoriza o natural, portanto, uma aposta certeira é comprar cortina de tecido natural. Caso seu orçamento esteja reduzido e não consiga investir nessa alternativa, há cortinas com tecido sintético que lembram o natural. O melhor? Geralmente têm preços mais acessíveis.

 

Aposte em estampas que remetem ao natural

Além das cortinas lisas, também dá para investir em versões rústicas estampadas. Neste caso, escolha versões com padronagens que remetam ao natural, como estampas de flores, plantas, folhas, entre outras.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário