Blog
Lojas Donna 29 de agosto de 2019

Quais os benefícios de fazer as refeições em família?

refeições-em-família

O momento das refeições tem passado por uma crise nos últimos anos. Com tantas atividades para fazer, sentar à mesa em família pode parecer mais desafiador do que subir o monte Everest. No entanto, a prática é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e dos laços afetivos que unem pais e filhos.

De acordo com a professora de psicologia Anne Fishel, da Escola de Medicina de Harvard, jantar em família é bom para a saúde física e mental, ajuda no desenvolvimento da autoestima e a prática de hábitos saudáveis. Além disso, contribui decisivamente para a educação de crianças e adolescentes.

Benefícios das refeições em família

Um dos pontos chaves destacados pelos especialistas diz respeito aos benefícios no âmbito educacional, já que as conversas feitas durante as refeições permitem que as crianças adquiram vocabulário que envolvam palavras raras, ou seja, aquela com as quais não estão acostumadas, mas que passam a ouvir nas conversas em família. “A conversa que acontece ao redor da mesa aumenta de modo significativo o vocabulário das crianças, inclusive mais do que ler contos antes de dormir melhorando até mesmo o rendimento escolar”.

O relacionamento familiar também é importante para que as crianças e adolescentes aprendam a fazer boas escolhas alimentares mesmo dentro e fora de casa. Estudos apontam que quando a família realiza pelo menos o almoço em família e outra refeição em torno de sete vezes por semana, as crianças tendem a criar o hábito de escolherem comidas mais saudáveis na escola e tendem a comer mais frutas e vegetais.

Envolver as crianças no planejamento e preparação dos alimentos também é uma boa prática a ser cultivada.

Como ter mais refeições em família

Quer melhorar a qualidade das refeições e colocar o assunto de família em dia? Existem algumas dicas que podem te ajudar!

Reserve tempo de qualidade

Parafraseando uma música popular brasileira, parece que muitas vezes o tempo escorre pelas mãos e para que sua família se reúna para comer junto todos os dias é necessário reservar um tempo para envolver todos no planejamento e preparo dos alimentos. Se não der no almoço, foque na janta. Deixe uma pessoa responsável por pôr à mesa, outra pelo corte dos legumes e assim vá distribuindo as tarefas e tornando esse momento especial.

Busque ensinar as crianças a preparar os alimentos

Estudos apontam que quando as crianças se envolvem na preparação dos pratos, as chances delas estarem abertas para provar comidas diferentes aumenta. Deixe que elas participem, opinem e tenham voz ativa no que querem preparar e comer nas refeições.

Para que o momento em família seja ainda mais gostoso e especial, as Lojas Donna tem diversas opções de toalhas de mesa e utilidades domésticas para a sua casa. Invista nas refeições em família e conte com os benefícios que resultam dessa prática.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário