Blog
Lojas Donna 26 de junho de 2020

Chá da tarde: 5 benefícios dos chás para a saúde

Tomar chá da tarde é uma forma de transformar seu dia, tornando-o mais delicioso e prazeroso. Mas, não é só isso que essa tradicional bebida proporciona! O chá também é responsável por trazer vários benefícios à saúde.

chá da tarde benefícios

E quais seriam esses benefícios do chá? A seguir, apresentamos os cinco principais, aqueles que têm maior incidência quando o consumo é regular. Confira e saiba como o chá pode ajudar sua saúde.

5 principais benefícios do chá

O chá pode atuar tanto no combate como na prevenção de doenças específicas. Isto é possível porque a bebida é rica em polifenóis, que são substâncias poderosas na proteção da saúde. Abaixo, indicamos os cinco benefícios que o chá proporciona:

1. Melhora da energia e concentração

Os polifenóis presentes no chá são responsáveis por aumentar a energia do corpo e capacidade de concentração. Por isso, a bebida é uma grande aliada de quem pratica exercícios ou procura ter mais vitalidade no dia a dia, inclusive de estudantes e quem realiza atividades que demandam muita atenção.

2. Prevenção e suporte no tratamento de doenças cardiovasculares

O chá tem substâncias cardioprotetoras, ou seja, que protegem todo o sistema cardiovascular, ajudando a prevenir e tratar doenças como a aterosclerose, entre outras do coração e sistema vascular.

3. Suporte no tratamento de câncer

A bebida é rica em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Por isso, pode ser utilizada como suporte no tratamento de câncer, porque contribui para inibir o desenvolvimento de células cancerígenas.

4. Redução do colesterol ruim

O LDL (lipoproteínas de baixa densidade), popularmente conhecido como colesterol ruim, pode provocar doenças cardiovasculares graves quando está presente em nível elevado no organismo.

O consumo do chá melhora o metabolismo lipídico, o que proporciona uma redução da taxa de colesterol ruim no organismo e a minimização da possibilidade de ter doenças cardíacas e vasculares.

5. Efeito antibacteriano

De modo geral, a maioria dos chás possui efeito antibacteriano e purifica o organismo, eliminando toxinas. Além disso, a bebida também possui efeito diurético e combate a retenção de líquidos.

Como preparar seu chá?

Só é possível aproveitar todos os benefícios do chá se a bebida for preparada corretamente. A seguir, indicamos como fazê-lo de maneira adequada:

  • Aqueça a água entre 70ºC e 85ºC, que é quando bolhas pequenas começam a surgir no fundo da chaleira;
  • Acrescente uma colher de chá de sua erva ou infusão preferida para cada xícara de chá;
  • Tampe a chaleira e aguarde 5 minutos;
  • Coe o chá e sirva a bebida em seu conjunto de xícaras preferido.

Existem chás que podem ser consumidos quentes ou gelados, a forma ideal dependerá de seu gosto. Não há necessidade de adoçar a bebida, mas se optar por fazê-lo dê preferência para adoçantes naturais, se possível.

Para ter todos os benefícios do chá, recomenda-se o consumo de uma a duas xícaras da bebida por dia. Há alternativas especiais, como o chá verde, que o consumo máximo é de cinco xícaras. Se estiver na dúvida de quanto é possível tomar, consulte as orientações do fabricante ou de um nutricionista.

Há alternativas especiais, como o chá verde, que o consumo máximo é de cinco xícaras. Se estiver na dúvida de quanto é possível tomar, consulte as orientações do fabricante ou de um nutricionista.