VOCÊ ESTÁ EM: HOME » BLOG » Como escolher cortina para quarto de bebê?
A cortina para quarto de bebê é uma peça fundamental! Além de complementar a decoração do ambiente, ela também desempenha papéis importantes no ambiente.
Aqui, você descobre o porquê investir na cortina infantil e como escolher a peça perfeita para o quarto de seu filho! Continue a leitura e confira!
Mas, afinal, por que a cortina para quarto infantil é essencial? Simples: trata-se de uma peça que proporciona vantagens para a decoração e seu filho. A seguir, listamos as principais:
O uso da cortina oferece maior privacidade, sem que terceiros consigam ver o que se passa no interior do quarto. É uma alternativa principalmente para imóveis com janelas para a rua ou apartamentos no térreo ou de frente para outra residência.
A cortina para quarto também possibilita bloquear o excesso de luz natural no ambiente, tornando-o mais agradável para o bebê. Também é uma aliada para barrar correntes de vento, minimizando o risco de que seu pequeno fique resfriado.
Outra vantagem muito especial da cortina para quarto de bebê é que a peça ajuda a melhorar a acústica e o isolamento térmico do quarto. Ela contribui para barrar a entrada de parte do ruído externo no quarto, deixando-o mais silencioso.
Como bloquear as correntes de vento, a cortina também ajuda a manter a temperatura dentro do quarto do bebê muito mais agradável, sendo o investimento ideal para proteger seu filho enquanto dorme e descansa.
A peça ainda conta com o diferencial de complementar a decoração do quarto, dando-lhe charme e estilo, de modo a torná-lo ainda mais especial.
Há cortinas leves que conferem um toque de delicadeza para a decoração. Outras opções são as cortinas coloridas, que dão mais alegria e irreverência para o ambiente.
– Leia também:
>>> Como montar um quarto de bebê aconchegante?
Saber escolher cortina para quarto de bebê faz toda a diferença! Dessa forma, dá para garantir uma peça adequada, que realmente supra todas as suas necessidades. Mas, como acertar na escolha? A seguir, damos dicas para isso:
Atente-se ao tamanho da cortina, que deve ser grande, indo do piso ao teto. Só escolha uma peça pequena se tiver algum móvel abaixo da janela, como uma cômoda.
Mas, por que escolher uma cortina grande? Simples: ela dá efeito de pé direito alongado, passando a impressão de que o quarto é maior. Por isso, é uma excelente opção para ambientes pequenos.
Outro cuidado em relação ao tamanho é verificar as medidas da janela. Sempre meça a área, para saber exatamente qual cortina comprar, se uma de dois, quatro, seis metros, entre outras.
Um detalhe importante: se quiser que a cortina fique franzida, compre uma alternativa com o dobro da largura da janela. Se comprar uma com a largura exata, ela ficará estendida e não franzida.
Suponha que a janela tenha dois metros de largura. Neste caso, compre uma com quatro metros de largura, o que possibilitará garantir o efeito de franzimento desejado.
Há uma grande variedade de tecidos para cortina, como o voil, renda, linho, entre outros. O ideal é escolher um que tenha a ver com a decoração do quarto e que seja de qualidade.
Tecidos de qualidade duram mais, o que significa que a peça permanecerá em perfeito estado por muito mais tempo, compensando o investimento, sem necessidade de trocas com frequência.
Também procure estabelecer a finalidade da peça, o que ajudará a escolher a cortina perfeita. Se quiser uma peça que tenha função meramente decorativa, não há restrições, dá para escolher qualquer peça.
Caso queira uma cortina que ofereça maior privacidade, bloqueio de luz e correntes de vento, o ideal é comprar uma confeccionada com tecido mais grosso. Neste caso, a cortina blecaute é uma excelente alternativa.
Também conhecida como cortina blackout, essa versão se caracteriza por ser confeccionada com um material mais robusto, que não é transparente e consegue bloquear a passagem da luz e vento.
Outra opção é a cortina com forro! Dá para combinar a cortina voil com um forro, garantindo a leveza do primeiro material, mas sem um grau elevado de transparência.
Considerar a cor e estampa da cortina também é essencial para acertar na escolha. O ideal é que a peça seja clara, porque tonalidades vibrantes funcionam como um estímulo visual para os bebês.
Dá, por exemplo, para escolher cortina branca, off white, bege, lilás, verde menta, amarelo, azul e rosa claro. Se quiser uma peça colorida, considere comprar cortina para quarto de bebê estampada.
Há várias opções de cortinas estampadas, como as com padronagens de flores, folhas, animais, entre outras. São peças cheias de personalidade e que complementam a decoração com muito mais estilo.
Existem dois tipos principais de cortina quando se fala em suporte: a cortina de varão e a cortina de trilho. Mas, qual escolher? Depende muito do resultado que quer dar para a decoração e do orçamento disponível.
Tenha em mente que a cortina de varão possui preço mais acessível, bem como instalação e manutenção simples. Já a de trilho tem preço um pouco maior, os processos de manutenção e instalação são um pouco mais complicados, mas o resultado é mais sofisticado e elegante.
Também considere a manutenção da peça! O ideal é que seja simples, se não quiser ter trabalho na desinstalação, montagem e limpeza. Neste caso, a cortina de varão é a melhor opção.
Agora que você já sabe como escolher a peça, quer comprar cortina para quarto de bebê? A Lojas Donna tem uma seleção com cortinas das melhores marcas do mercado.
As peças possuem alta qualidade e durabilidade, além de garantirem um resultado incrível na decoração do quarto de seu filho! O melhor? Tudo isso com um excelente custo-benefício. Conheça e compre cortina para quarto de bebê na Lojas Donna!
– Leia também:
>>> 7 itens que não podem faltar no quarto de um bebê
>>> Mudando a Decoração do Quarto do Seu Filho: Decoração Navy Para Quarto de Menino