Blog
Lojas Donna 5 de abril de 2023

Manta de microfibra a nova queridinha do inverno!

Confira dicas que vão te ajudar a escolher a peça e saiba como preservá-la de forma correta.

O que você vai encontrar neste artigo:

No inverno, ou em qualquer estação do ano, ter uma noite de sono confortável faz muita diferença para seu bem-estar e sabemos como é desagradável passar frio durante a noite. 

Quem nunca perdeu o cobertor durante a noite ou teve que emprestar seu edredom? Por isso, hoje a Donna traz o tema mantas de microfibra, pois elas estão ganhando espaço e vêm adquirindo muitos adeptos nos últimos tempos.

Se olharmos para o passado, a coberta mais utilizada há alguns anos atrás era a Parahyba. Com o passar do tempo, o edredom foi ganhando espaço e nossos corações pela facilidade de lavagem e um design mais moderno.

Mas há pouco tempo no mercado de roupa de cama surgiu a manta de microfibra, que se tornou a queridinha do inverno por sua leveza, facilidade na lavagem e um ótimo aquecimento.

imagem da manta casal Habitat Folhas Microfibra

O que é a microfibra? 

A microfibra é um tecido sintético composto por fios de poliéster finos. Tais fios são realmente muito finos, em torno de 60 vezes mais que um fio de cabelo. Por este motivo, o material é muito macio.

Essa característica faz com que a microfibra seja amplamente utilizada na confecção de roupas de cama, como mantas, lençóis, fronhas, edredons, entre outros.

Quais são as vantagens da microfibra?

A microfibra é muito usada na fabricação de roupas de cama por um motivo especial: ela proporciona inúmeros benefícios em curto e longo prazos. A seguir, listamos alguns dos principais:

1. Longa durabilidade

Esse tipo de tecido se destaca por ter longa durabilidade. Ele se mantém em bom estado, sem desbotar ou se desfazer com facilidade. Se cuidar corretamente de sua manta microfibra, ela durará por vários anos!

2. Facilidade de manutenção

Outro benefício da microfibra é que se trata de um tecido de manutenção simples. Dá para lavar manta microfibra casal, ou qualquer outra roupa de cama com o material, diretamente na máquina. Não há necessidade de usar qualquer produto especial para isso.

Há, ainda, mais um ponto que merece ser destacado em relação à manutenção: após a lavagem, a microfibra seca rapidamente. É bem diferente do edredom, que é mais grosso e demora mais para secar.

3. Tecido não amassa

A microfibra conta com o diferencial de não amassar, por isso é o tecido ideal para quem quer pular a etapa de passar roupa nas tarefas de casa. Depois da secagem após a lavagem, basta tirar a peça do varal e pronto, ela já pode ser utilizada normalmente.

4. Ótimo isolamento térmico

As mantas de microfibra esquentam e ajudam a te proteger do frio com muita eficiência. Isso é possível porque o material tem um ótimo isolamento térmico, retendo o calor do corpo, sem abafar.

5. Máximo conforto

O tecido também se diferencia por oferecer máximo conforto. A microfibra é leve e macia, por isso proporciona sensação de aconchego, contribuindo para que tenha boas noites de sono.

6. Material hipoalergênico

Um material hipoalergênico é aquele que não contribui para desencadear reações alérgicas em pessoas mais sensíveis. Além disso, ele não acumula pó com facilidade, por ser um tecido sintético. Portanto, é muito mais seguro, inclusive como manta microfibra bebê

7. Excelente custo-benefício

Em relação a outros tecidos usados na confecção de roupas de cama, a microfibra tem a vantagem que apresentar um excelente custo-benefício. Ela esquenta, é macia, confortável, durável e custa menos do que peças confeccionadas inteiramente em algodão, por exemplo.

imagem de mantas

Por que comprar manta de microfibra?

Depois de conhecer as vantagens do material, está em dúvida se compensa comprar manta de microfibra? Se você quer um produto que o mantenha aquecido a noite inteira e que não precise se preocupar na hora de lavar, a peça é ideal! 

A microfibra é um material que seca com facilidade, assim dependendo do dia você pode lavar sua manta pela manhã e a noite terá ela limpa e cheirosa para te aquecer. 

Outra qualidade desse produto é a sua maior vida útil. Esse tipo de manta dura bastante se adotar os cuidados indicados pelo fabricante. Tudo isso arrematado pelo preço justo e acessível, especialmente em comparação a outras roupas de cama para o inverno!

Leia também:

>>> Saiba mais sobre tipos de edredons

Como escolher a manta de microfibra perfeita?

Vai comprar manta de microfibra, mas não sabe como escolher a peça perfeita? Então, considere as dicas que separamos para te ajudar nessa aquisição:

Confira o tamanho da peça

Recomenda-se que compre a peça de acordo com o tamanho de sua cama. Por exemplo, se ela for queen, você deve comprar manta microfibra queen e não menor do que isso.

Assim, conseguirá usar a manta para cobrir toda a cama. Além disso, conseguirá garantir que a peça te cubra por completo, sem passar frio quando a temperatura estiver mais baixa.

Leve em consideração a cor da manta

A manta também pode ser considerada um complemento decorativo do quarto, por isso é interessante pensar na cor dela. Se estiver na dúvida sobre qual tonalidade escolher, considere apostar em uma manta num tom neutro, como o branco, preto ou cinza.

Quer ter uma sensação de aconchego ainda maior? Então, invista em uma manta de cor quente, como o bege, laranja queimado e tons terrosos. Se sua ideia é ter uma sensação de calma e tranquilidade, cores frias são as melhores alternativas (roxo e azul, por exemplo).

Outra dica para acertar na cor da peça é escolhê-la com base em alguma outra tonalidade que já é utilizada na decoração do quarto. Por exemplo, se o ambiente tiver decoração rosa, você pode escolher uma manta nessa cor. Também há a alternativa de escolher uma vermelha ou roxa, porque tais tonalidades combinam com rosa.

Vale lembrar que você pode escolher um cobertor manta casal estampado, que é colorido e dá um toque mais divertido e casual para a decoração do quarto.

Escolha detalhes decorativos

Algumas mantas são lisas, mas outras têm detalhes decorativos como texturas. Tais detalhes ajudam a tornar a peça ainda mais especial, principalmente quando seu objetivo também é usar a manta para decoração.

Há alternativas como as mantas com textura de listras, de folhas, tranças, entre outras. Escolha a que tem mais a ver com seu gosto e com o estilo de decoração do quarto.

Cuidados com a manta para preservá-la

Agora que você já sabe como escolher a manta de microfibra, é importante saber quais cuidados deve adotar para preservá-la. A seguir, indicamos os principais:

Lave a manta antes do uso

Essa dica deve ser seguida no primeiro uso da peça e após mantê-la armazenada por muito tempo no guarda-roupa. Desse modo, conseguirá remover qualquer resquício de sujeira, cheiro ruim do móvel ou de tecido novo, deixando a peça ainda mais gostosa e com menor chance de provocar alergias.

Siga cuidados de manutenção

É importante que siga cuidados de manutenção da peça, para garantir que ela permaneça gostosa, macia e cheirosa por muito mais tempo. E quais são esses cuidados?

Lave a peça periodicamente! Se você não sua, dá para lavar a cada duas semanas. Caso contrário, faça a lavagem uma vez por semana. Desse modo, evitará que ela fique com mau cheiro.

A manta está com sujeiras mais resistentes? Então, faça uma pré-lavagem da peça usando água morna, sabão de coco ou sabão líquido, para que a sujeira saia mais rápido. 

Em seguida, enxágue e coloque novamente de molho em uma solução de vinagre, que irá retirar o sabão restante. Com isso você mantém a maciez do tecido.

Se estiver em dúvida sobre como proceder com a lavagem, consulte as informações do fabricante para te auxiliar, realizando o procedimento corretamente.

Não torça a manta após a lavagem

O ideal é que faça uma centrifugação reduzida da manta ou que aplique uma compressão com as mãos. Se torcer o tecido, há um grande risco de danificar suas fibras, o que pode comprometer a qualidade e durabilidade da peça.

Seque a peça de forma correta

Não se recomenda secar a peça diretamente no sol, muito menos na secadora. O ideal é que a pendure em um local com sombra e arejado. Se o tempo estiver muito frio e quiser usar a secadora, faça isso em temperaturas mínimas.

Mas se atente a um detalhe importante: pode ser que o tecido encolha após a secagem em máquina, ainda que em temperatura baixa. Portanto, só faça isso se estiver disposto a correr esse risco.

Com essas dicas você terá sua manta de microfibra por muitos invernos te trazendo conforto e aconchego!

Ainda não tem a peça ou está pensando em trocar a sua? Nas Lojas Donna você encontra uma seleção especial de manta de microfibra. Confira e compre online!

Leia também:

>>> Como evitar ácaros na sua cama

>>> Cobertor, Manta ou Edredom, qual escolher?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário