Blog
Lojas Donna 10 de abril de 2023

A cor da roupa de cama pode influenciar no seu sono?

Confira se a cor da roupa de cama influencia na qualidade de seu sono e quais são os melhores tons para se utilizar.

O que você vai encontrar neste artigo:

Há quem tenha um cuidado extra na hora de comprar roupa de cama, especificamente com a cor da peça. Não é para menos, já que as tonalidades podem influenciar no sono.

Aqui, você entende como isso funciona e confere dicas que vão te ajudar a escolher as cores perfeitas de roupa de cama para seu quarto. Continue a leitura e confira!

imagem do jogo de cama casal Altenburg Toque Acetinado Romantic Bloom

Como a cor da roupa de cama influencia no seu sono?

Poucos sabem, mas as cores podem influenciar diretamente no nosso humor e no relaxamento da mente. Isso acontece porque os diferentes tons têm o poder de passar sensações variadas.

Os tons claros e suaves, por exemplo, passam uma sensação de aconchego. Já os quentes passam uma impressão de conforto e agradabilidade. Os frios, por sua vez, acalmam e tranquilizam. Em contraposição, as cores vibrantes são estimulantes visuais e ajudam a te manter em estado de alerta.

Qual a cor de roupa de cama perfeita?

Não há regras! Você deve escolher de acordo com seu gosto e restante da decoração do quarto. Agora, se quiser evitar que a cor influencie negativamente no seu sono, o ideal é que opte por tonalidades neutras e claras, como tons de cinza e branco.

Se gostar de roupa de cama colorida, a dica é que procure investir em alternativas suaves, como os tons pastel. Entre as principais opções, destaque para o rosa e azul bebê, o lilás, o amarelo claro e o verde menta. Inclusive, tais tonalidades são perfeitas para quarto infantil, ajudando que os pequenos tenham boas noites de sono.

Também há a alternativa de escolher cores quentes, dando preferência para tons mais suaves e amenos, como um laranja médio. Se sua intenção for ter mais calma e tranquilidade ao dormir, aposte em tons frios como o azul e verde.

Caso queira ter um ambiente que te ajude a pegar no sono com maior facilidade e não te mantenha em estado de alerta, evite as cores vibrantes, como o vermelho, tons de neon, entre outros mais aparecidos.

Roupa de cama: que outras características podem influenciar no seu sono?

A cor do jogo de cama é somente um dos fatores que podem influenciar no seu sono. Há outros dois principais que muitos se esquecem na hora de comprar roupa de cama. A seguir, você descobre quais são:

1. Qualidade do tecido

A qualidade do tecido do jogo de cama casal também é um detalhe importante quando se quer garantir um sono restaurador. Não é para menos, afinal, o material fica diretamente em contato com a pele.

Se ele for áspero, é muito provável que sinta incômodo ao dormir, o que pode comprometer seu descanso. Portanto, indica-se que escolha um tecido que seja agradável ao toque. Entre as principais opções, destaque para as malhas, tecidos 100% algodão e de microfibra.

Além disso, se a peça tiver tecido áspero há uma maior chance de provocar irritações em sua pele, causando vermelhidões e coceiras. Portanto, evite esse tipo de material em suas roupas de cama.

O importante é que a peça tenha um toque macio, o que dará uma maior sensação de conforto e aconchego. Sempre confira a descrição da peça para identificar com qual material ela foi fabricada, evitando a aquisição de uma roupa de cama solteiro, ou qualquer que seja o tamanho, de má qualidade.

2. Acabamento da peça

Outro detalhe muito importante é se atentar ao acabamento da roupa de cama casal. Ele é grosseiro? É feito com linhas confeccionadas com materiais plásticos? Quando as peças têm esses detalhes, elas podem irritar a pele com maior facilidade.

O ideal é que dê preferência para roupa de cama que tenha acabamento de qualidade, sem ser grosseiro, confeccionado com materiais macios e confortáveis ao toque. Isso ajudará com que você tenha uma melhor noite de sono.

Além disso, peças que têm um acabamento perfeito duram mais, as costuras não se arrebentam facilmente durante o uso ou na primeira lavagem. Por isso, valem muito mais a pena!

Leia também:

>>> Manta de microfibra a nova queridinha do inverno!

Como cuidar de sua roupa de cama?

Há outro fator que pode influenciar diretamente na maciez e durabilidade das roupas de cama: os cuidados que você adota para preservá-las. É importante que tenha uma rotina de lavagem e saiba armazenar as peças de forma correta, evitando danos. Veja, a seguir, algumas dicas:

Lave as roupas de cama de maneira adequada

O processo de lavagem deve ser feito seguindo as orientações do fabricante. Por isso, sempre verifique a etiqueta do produto antes de iniciar a higienização. Desse modo, conseguirá evitar danos ao tecido.

De maneira geral, a lavagem da maioria das roupas de cama pode ser feita na máquina que você tem em casa. Indica-se o uso de um sabão líquido de qualidade e que não utilize produtos alvejantes, pois eles podem danificar o tecido.

Evite torcer algumas peças

A roupa de cama queen confeccionada com microfibra ou lã, por exemplo, não deve ser torcida. O ideal é que aperte o tecido, para evitar danos à sua trama. Assim, conseguirá preservar sua integridade, mantendo a peça macia e em perfeito estado por mais tempo.

Faça a secagem preferencialmente na sombra

Se possível, faça a secagem das roupas de cama na sombra. O sol batendo diretamente na peça por várias horas pode danificar o tecido. Caso queira fazer esse processo na secadora, recomenda-se que use uma temperatura mais baixa.

Além disso, é importante ter em mente que alguns tecidos podem encolher após o processo de secagem em máquina. Portanto, só faça isso se estiver consciente desse resultado e ele não for um problema para você.

Armazene as peças de forma adequada

Suas roupas de cama só podem ser armazenadas depois que estiverem totalmente secas. Dê preferência por colocá-las em um saco respirável, como o TNT, pois o ar circula melhor pelas peças, evitando que mofem ou fiquem com mau cheiro.

imagem do jogo de cama solteiro Sultan Naturalle Game

Onde comprar roupa de cama?

Precisa comprar roupa de cama de qualidade por um excelente custo? Você encontra alternativas com essas características nas Lojas Donna, que tem peças das melhores marcas do mercado! Confira e compre online!

Leia também:

>>> 4 dicas para escolher um bom jogo de cama

>>> Saiba mais sobre os tipos de Edredons

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário