Blog
Lojas Donna 20 de outubro de 2020

Qual o melhor tecido para cortinas para quarto?

A cortina é uma peça simples que pode transformar a decoração do quarto, dando muito mais charme, elegância e sofisticação para o ambiente, de modo a torná-lo agradável.

No entanto, não é só isso: a peça também é perfeita para ter mais privacidade, cortar correntes de vento (o que faz toda a diferença para evitar doenças) e bloquear o excesso de iluminação natural, possibilitando dormir por mais tempo.

Na hora de comprar cortina para quarto, é comum se deparar com uma ampla variedade de peças em tecidos diferentes. É nesse momento que surge uma dúvida: qual é o melhor tecido para cortina de quarto? A seguir, respondemos essa questão! Confira!

qual melhor tecido para cortinas

Tecidos para cortina para quarto

A princípio, uma cortina para quarto de casal ou infantil pode ser confeccionada com qualquer tecido, mas existem alguns que são mais recorrentes nesse modelo, como os listados abaixo:

1. Voil

Trata-se de uma alternativa muito utilizada em cortinas atualmente. O voil tem uma leve transparência, dando um ar mais sofisticado para o ambiente. Muitas vezes, vem combinado com um forro blecaute.

2. Seda

A seda é leve, luxuosa e tem caimento perfeito. Possui um leve brilho e normalmente é utilizada em quartos com decoração refinada e clássica, tornando o espaço mais requintado.

3. Linho e algodão

O linho e algodão são tecidos nobres mais grossos e resistentes, portanto, duram mais tempo. Estão disponíveis em uma ampla cartela de cores, resultando em cortinas modernas.

4. Poliéster

O poliéster é um tecido feito com material sintético. É mais comum em cortinas prontas e apresenta um excelente custo-benefício, tornando o preço da peça mais acessível sem tirar sua qualidade.

Existem alternativas de cortinas de poliéster feitas com tecido mais leve e esvoaçante, além de opções grossas, como as cortinas blecaute e corta luz, chegando a controlar de 80% a 90% a entrada da iluminação natural no quarto.

5. Renda

A cortina de renda é delicada e romântica, combinando perfeitamente com o quarto. Normalmente é utilizada com um forro, porque é transparente e não bloqueia com eficácia a iluminação natural.

6. Sarja

A sarja é um tecido super-resistente, bastante semelhante ao linho. Como se trata de um material versátil, pode ser utilizado em quartos com decoração clássica ou moderna e descontraída.

Melhor tecido para cortina para quarto

Depois de conhecer os principais tecidos para cortina para quarto, resta uma dúvida: qual é a melhor opção? Curiosamente, a resposta é depende da finalidade da peça.

Se quiser em uma cortina com efeito meramente decorativo, não existem restrições, é possível investir em qualquer tecido que o resultado será incrível, transformando a decoração.

Caso queira uma cortina que corte corrente de vento e luz natural, o recomendado é investir em um tecido mais grosso, como o linho, algodão, poliéster e sarja. De modo geral, cortinas blecaute são excelentes investimentos.

Gosta da leveza do voil e da seda, mas quer uma cortina que bloqueie a luz? Então, faça uma combinação de blecaute com voil, garantindo uma cortina para quarto encantadora e que atenda suas necessidades.