VOCÊ ESTÁ EM: HOME » BLOG » Saiba como escolher a cortina certa para sua sala
Muita gente usa cortinas na decoração para sala. Mas o que parece ser uma atividade simples e fácil, às vezes pode tornar-se uma bela dor de cabeça. Muitos tecidos, cores e tamanhos distintos acabam gerando uma certa dificuldade na hora de decidir qual é a certa para o seu ambiente. Até porque a cortina não é vista somente como um complemento da decoração, mas ela também pode servir para manter o ambiente mais fresco e arejado. Quando é escolhida a cortina para a sala, é preciso levar em consideração alguns quesitos para que não entre sujeiras que vem do lado de fora, para que haja proteção dos raios do sol e controle da claridade e também garantir privacidade.
As Lojas Donna separaram algumas dicas muito especiais para ajudar você, nossa cliente querida, a comprar cortina para sala, aquele modelo correto que vai combinar com a sua casa e com o seu estilo de viver. Vai ver que existem as mais diversas variedades de cortinas disponíveis no mercado, como cortinas para sala com blecaute, persianas, romanas, cortinas de crochê, cortinas de renda, cortina rolô, entre muitas outras mais.
A primeira coisa antes de escolher o modelo é fazer as medidas da parede onde a cortina será instalada. Dê muita importância para a largura e altura da janela na qual se deseja colocar a cortina para sala. Sugerimos sempre que se deixe uma folga de tecido para que a cortina tenha um volume próprio e principalmente para que não falte tecido nas laterais. O que é importante principalmente para controlar a iluminação que vem de fora. Cortinas longas são as mais indicadas para salas, as mais curtas são legais de serem colocadas apenas se tiver algum móvel em baixo da janela, o que serve de modelo para cortinas para sala de jantar ou cozinhas, por exemplo.
Por exemplo, se a janela tem a largura de 3 metros, o ideal seria que você deixasse uma folga de 20 cm em cada lado.
Para a sala o tecido da cortina não precisa, necessariamente, ser de um material grosso ou que proteja completamente da claridade. Neste caso, invista em materiais mais leves como o voil, e de tons mais claros, como seda, renda de algodão ou sintética. Essas são ideais para as cortinas para sala de estar, aquelas nas quais recebemos visitas de amigos e familiares para uma boa conversa ou tomar um chá e café da tarde.
Se o seu objetivo for utilizar a cortina para além da decoração, por exemplo, como meio de proteção da luz do ambiente ao ver televisão, ver um jogo, assistir filmes e séries ou até mesmo tirar um cochilo depois do almoço, é legal resguardar os móveis dos raios do sol, ou então, apenas para obter mais privacidade, caso sua janela fique bastante à mostra, eleja um tecido mais grosso, como brim, lona, sarja, veludo, seda rústica ou linho puro, a cortina Blecaute para sala é um ótimo modelo. Cortinas com demais camadas também é uma boa escolha.
Para tornar a sua sala um ambiente mais harmônico, pense bem nas cores predominantes no espaço. A cortina precisa estar em concordância com os outros elementos da sala. Cores claras e neutras, como o branco, bege, rosé ou os tons White, na maioria das vezes, geram um bom relacionamento visual entre os demais itens ao redor, por não serem muito marcantes, acabam combinando com mais facilidade além de respeitarem qualquer estação do ano. É preciso ter alguns cuidados quanto às cortinas com estampas ou cores mais chamativas, por serem mais pesadas o bacana é ter apenas uma em algum cômodo.
Aqui é importante prestar atenção principalmente nas cortinas para salas pequenas, pois como não haverá muitas características e elementos na sala, a cortina será um dos pontos que mais chamará atenção. As cortinas de renda para sala é outra dica que deixa o ambiente muito mais elegante e charmoso.
Leia também:
>>> Como as cores influenciam seu humor
Agora vamos falar sobre os acabamentos, eles podem ser de cortina de trilho para sala ou varão. Em relação aos trilhos, os acabamentos são feitos de prega americana, prega macho, prega fêmea e painel, quanto ao varão, os acabamentos são por meio de argolas, ilhoses e passantes de tecido.
Existem ainda, mas não é muito utilizado, o cortineiro de gesso, onde os acabamentos ficam escondidos. Ou ainda existem opções de cortinas de persiana e romana, mas essas são mais usadas em clínicas de estética, clínicas médicas e escritórios.
A limpeza das cortinas necessita ser realizada com uma certa frequência. De uma e três vezes ao ano seriam as opções mais ideais para realizar a lavagem de forma correta. Se no local onde você mora o clima for úmido, o cuidado com a limpeza precisa ser maior por motivos de saúde e higiene, pois tecidos mantidos em climas úmidos são mais propícios a proliferação de ácaros. A maneira mais correta para saber como e com o que lavar o tecido é sempre seguindo as indicações disponíveis na etiqueta. No entanto, em caso de tecidos mais nobres e delicados como seda, linho e algodão, a melhor opção é sempre buscar auxílio profissional, levando para lavanderias especializadas, que possuem o conhecimento e material ideal para uma limpeza profunda e cuidadosa. Você pode saber mais um pouco sobre a limpeza de cortinas em nosso outro post aqui do blog Dicas como lavar e limpar sua cortina em casa.
E aí, gostou dessas dicas? Não esqueça que na Lojas Donna você encontra muita variedade em modelos e cores para agradar todos os gostos e ambientes da sua casa.
Leia também:
>>> O que levar em consideração antes de comprar cortinas online?
>>> 12 dicas de decoração para deixar sua sala mais bonita