Blog
Lojas Donna 27 de outubro de 2014

Dicas de como lavar e limpar suas cortinas em casa

Proteção contra o Sol

Existem muitos fatores que provocam sujeiras e manchas em uma cortina. Um dos principais fatores é o próprio sol. Mesmo servindo para nos proteger da forte luz solar que bate na janela, as cortinas são produtos feitos de tecido, e por tanto correm o risco de desbotar ou acelerar o desgaste do material. Se tiver este problema, acrescente um bom forro de proteção à peça.

Cuidados Diários

Para retirar o pó e manter a boa aparência, procure utilizar o aspirador na peça, uma vez a cada 3 dias; Tente evitar que a cortina seja puxada para fora da janela por causa do vento e busque sempre lavar a peça de maneira correta, de acordo com as necessidades exigidas por cada tipo de tecido (siga sempre as informações indicadas na etiqueta de cada produto).

Limpeza

Geralmente, uma lavagem completa por ano é o suficiente para manter suas cortinas limpas e de bela aparência. Lembrando que em locais onde o ambiente é mais úmido, a frequência de lavagem deve aumentar, pois é mais nesse clima que fungos e ácaros costumar se proliferar com mais intensidade.  Para quem dá mais importância à praticidade de limpeza e manuseio, uma boa dica de compra é buscar por cortinas produzidas em materiais resistentes e simples de manter o cuidado. Uma boa opção são as peças de tecido misturado com poliéster, pois previne que a peça amasse muito ou encolha nas lavagens.

 

Dicas que as Lojas Donna separaram para você:

– Lembre-se sempre de remover os ganchos das cortinas no momento que antecede a lavagem.

– No caso de cortinas muito compridas, com tecido mais grosso ou mais sensível que o normal, procure uma lavanderia profissional para realizar a tarefa. Existe um preço para isso, mas vale a certeza de um bom resultado. A grande questão em jogo é que pequenas máquinas de lavar não são capazes de limpar de maneira satisfatória, e tentar lavar a peça à “moda antiga” usando as mãos, pode tornar uma simples tarefa em complicação, além de correr muitos riscos de danificar a peça.

– Enquanto as cortinas estão sendo lavadas, é importante passar um aspirador de pó, seguido de um pano umedecido nos trilhos.

– A lubrificação dos trilhos e ser feita de maneira correta, utilizando spray de silicone e cuidando sempre para que a substância do spray não manche o tecido da cortina para trilho.

– As cortinas para varão costumam ser mais tranquilas de lavar no domicílio, visto que não têm ganchos na parte superior. Mas as cortinas de trilho podem ser colocadas na máquina de lavar, sem problemas.

-A melhor maneira para lavar sua cortina quarto, sala ou cozinha  é utilizando água e sabão, deixando-as em descanso por no máximo, uma hora, para evitar mal cheiro. Depois disso, coloque a cortina na máquina de lavar, selecionando a função para roupas delicadas.

– Cortinas produzidas a base de tecidos sintéticos costumam ser mais simples de lavar do que cortinas com tecido a base de fibras naturais.

– Para secar, deixe a cortina sempre exposta na sombra. Confira as indicações do fabricante antes de pensar em utilizar uma secadora.

Aproveite e conheça também sobre nossos outros posts:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário