Blog
Lojas Donna 14 de novembro de 2017

Como Combinar o Tapete e a Cortina da Sala?


É bastante comum aparecer a dúvida sobre como combinar o tapete, a cortina e o sofá da sala e muitas pessoas acabam ficando indecisas na hora de compor o ambiente, se desesperando por não ter ideias ou por medo de errar na composição.

Para que você consiga criar uma decoração harmônica e bonita para sua sala, hoje trazemos dicas ótimas para que você consiga combinar bem esses elementos e criar um ambiente perfeito!

Dicas para combinar o tapete, a cortina e o sofá da sala

Como escolher o tapete

  • É recomendado que se deixe o tapete por último para você conseguir ver exatamente como vai ficar no ambiente já com todos os objetos postos.
  • Se a cortina que você escolheu não traz muita estampa vale a pena investir na estampa dos tapetes para sala, sendo elas estampas geométricas, florais, étnicas… enfim, qualquer estampa ou textura da sua preferência. No caso de escolher listras, tome cuidado com a proporção: é importante escolher uma posição certa para que o tapete dê a sensação de deixar a sala mais longa ou curta.
  • Não combine a cor do sofá, tapete e cortinas para sala. Utilizar cores da mesma paleta, sim, mas utilizar a mesma cor em todos os objetos da sala não é legal e harmônico.
  • Se você está com medo de errar, escolha apenas um tapete liso com textura, aí fica mais fácil compor a decoração, ainda mais se o tapete for de uma cor neutra e curinga.
  • Você pode usar o tapete como o objeto mais chamativo da sua sala, utilizando todos os outros móveis com cores mais neutras e as paredes também.

Como escolher a cortina

  • Caso você queira que a cortina seja a grande estrela da sua decoração, vale a pena investir em uma estampada e colorida, mas se não quiser correr o risco de errar, apostar em cores neutras é sempre uma boa opção. As lisas em cores neutras são geralmente os modelos mais utilizados nas decorações.
  • Os tecidos leves para a cortina trazem um ar muito mais descontraído e leve, além de deixar passar mais claridade para o ambiente. Mas no caso de você estar procurando passar um clima mais sério e sóbrio para o ambiente é bacana investir em cores mais escuras e tecidos mais grossos. Para o tom mais sóbrio também é legal utilizar tecidos mais grossos e escuros nas almofadas do sofá e mantas de sofá.

Como escolher o sofá

  • O sofá da sua sala vai ser um móvel grande e que consequentemente vai ganhar bastante destaque. Como você provavelmente vai escolher primeiro o sofá, complemente com os objetos decorativos certos, harmonizando as cores e as estampas.
  • O sofá neutro é uma ótima opção, porque assim ele se torna uma base para que você possa ousar mais nos objetos de decoração e trazer o ar que você imagina para a sala.
  • Se você for escolher um sofá colorido e com estampa corre o risco de enjoar com muito mais facilidade, mas se ele for neutro e básico pode durar muito mais tempo na sua decoração.
  • Além da cor também é importante que se analise a textura do sofá. A textura precisa principalmente ser confortável e o material também. Pode não parecer, mas esse será um grande detalhe na sua decoração.

Agora que você já sabe combinar a cortina, o sofá e o tapete da sua sala já pode apostar em um ambiente novo, dando prioridade para o que mais se parece com o seu estilo, sempre considerando que é melhor criar uma base mais neutra com objetos que chamem mais atenção para não errar na hora de compor o ambiente.

Aproveite e conheça também sobre nossos outros posts:

Deixe seu Comentário
2 Comentários
Deixe seu Comentário