VOCÊ ESTÁ EM: HOME » BLOG » Box ou cortina para banheiro: confira como escolher
Quando estamos planejando o design da nossa casa nova, temos que pensar também na aparência e na funcionalidade do nosso banheiro, certo? Pois bem, uma das questões que você precisa escolher é se seu banheiro vai ser equipado com uma cortina ou com um box.
Porém, se você não souber as principais diferenças e vantagens dos dois, essa escolha pode ser um pouco difícil. É por isso que estamos aqui, para tornar essa sua escolha mais fácil, você deve analisar quais são suas necessidades, qual é o espaço que você tem, a disposição dos itens no seu banheiro, seu orçamento e entre outras coisas. Você verá nesse post os materiais que podem ser usados tanto no box quanto na cortina, as vantagens e desvantagens de cada um, os tipos e tudo mais.
Bom, para início de conversa vamos falar dos materiais que o box e a cortina para banheiro podem ser feitos:
O box pode ser fabricado em vidro, acrílico e mármore. Você tem diversas opções como box transparente, fosco, colorido, entre outros. Já as cortinas para box de banheiro são geralmente feitas em poliéster ou plástico mesmo e tem seu suporte.
O box se adapta ao formato de seu banheiro, então você tem 3 opções para decidir como será seu box, são eles:
Sua decoração por sua vez é um pouco mais complicada do que as cortinas, claro, existem diversas cores de vidro e acrílico no mercado, mas uma ótima opção também é usar adesivos para deixar seu banheiro um pouco mais com sua cara. Inclusive, para dar um ar mais alegre no banheiro de seus filhos, você pode colar adesivos divertidos no box.
Os tamanhos do box e seus formatos vão depender do que você está buscando em questões de estética, funcionalidade e do tamanho do seu banheiro. Pode ser um box que é só um quadrado, pode ser um retângulo ou até mesmo em formato L.
Pode ser fixado utilizando a estrutura das paredes, assim como pode ser fixado no teto e no chão, sem o auxílio da parede.
Converse com os seus arquitetos para ver qual das opções melhor se encaixa no seu espaço. Por ser um item que precisa de uma boa fixação, o box precisa de um especialista para que a instalação seja feita corretamente.
Como visto antes, a cortina box para banheiro pode ser feita de plástico e isso inclui os materiais PVC, vinil, PEVA e EVA, assim como de poliéster, ou seja, de tecido. As cortinas de plástico para banheiro arrasam no sentido anti mofo e impermeabilidade, diferente das de tecido que deixam um pouco a desejar.
Para que tudo dê certo, você precisa ter um suporte para cortina de banheiro, que vai ficar preso nas paredes. Essa barra pode ser feita de metal, PVC e plástico, por exemplo. O varão para cortina de banheiro pode tanto ser aparafusado, quanto ser do sistema de pressão ou cola. A cortina para banheiro com varão deve contar com argolas ou anéis para que cumpram a função da mobilidade da cortina.
Não podemos deixar de falar que as cortinas podem ser lisas e brancas, assim como podem ter detalhes em renda e coloridas ou com estampas diferentes, ou seja, diferentes designs: neutras; cores vivas; estampas tropicais, geométricas; cortinas com desenhos; fotos; temáticas, etc. Um mundo de possibilidades.
A maior vantagem do box é a sua vedação, o que separa muito bem a parte molhada da seca, coisa que a cortina não cumpre muito bem. Deixa seu banheiro moderno e clean.
As cortinas são baratas, claro que o preço varia de acordo com a qualidade do material. Por poder ter cores diferentes e estampas, você pode fazer da cortina uma peça importante da decoração do seu banheiro.
O varão de cortina para banheiro é de fácil instalação, assim como é fácil de instalar, é fácil de substituir. Outro ponto importante a ressaltar é que é muito simples fazer a limpeza e a manutenção das cortinas para banheiro.
Tanto o box quanto a cortina podem ser adaptáveis a banheiros com banheira. O box pode ser fixado na banheira e a cortina pode ter um comprimento que se adeque às medidas.
Leia também:
>>> Tapete para piso de banheiro: como escolher o seu?
O box de vidro tem uma qualidade excepcional, por isso é mais caro, já o box de acrílico é mais barato, porém pode quebrar com mais facilidade. Novamente falando sobre o box de acrílico, que por sinal é opaco, pode ser um pouco difícil de enxergar a sujeira e por isso fica suscetível a juntar mofo.
As cortinas ficam pingando a água no chão mesmo depois do seu banho, e isso pode molhar uma parte a mais do banheiro. Outro ponto é que as cortinas feitas de tecido poliéster não são tão impermeáveis quanto as de plástico e por isso podem acabar juntando mofo também. São menos duráveis do que o box.
Como tudo nessa vida, existem produtos voltados para a limpeza de banheiros, mas de qualquer forma, você pode limpar seu box, independente do material, com um pano ou uma escovinha e água com detergente ou água sanitária.
A limpeza das cortinas não é muito diferente, você pode fazer utilizando água sanitária ou deixá-la de molho em um recipiente com uma mistura de água e sabão. Mas para facilitar todo o processo, a máquina de lavar pode ser uma ótima jogada, dependendo do material da cortina.
Agora, depois desse post supercompleto em que até sobre as argolas de cortina nós falamos, acredito que você já tem uma ideia mais clara do que você quer e precisa no seu banheiro. Seja qual for sua escolha, é possível ter um banheiro lindo, decorado e a sua cara.
Leia também:
>>> 4 dicas para escolher o tapete para banheiro ideal
>>> Tudo que você quer saber sobre toalha