VOCÊ ESTÁ EM: HOME » BLOG » Como combinar a cortina com o tapete de cozinha?
Todos querem ter uma casa linda, decorada e harmônica. Um dos passos é combinar a cortina com outro item de decoração do cômodo, porém são poucas as pessoas que realmente sabem como fazer isso, ou elas ficam indecisas nas cores, tecidos e etc., para compor o ambiente.
Aqui vamos falar sobre o cômodo da cozinha e como você faz para combinar a cortina com o tapete. Iremos te passar os pontos mais importantes a considerar e algumas ideias para que você tenha uma base e não tenha medo de errar na composição.
A cortina para cozinha tem mais uma função estética do que qualquer outra coisa, mas também garante proteção e privacidade para você e sua família enquanto estão num momento íntimo e descontraído.
Deixam esse cômodo aconchegante e elegante para combinar com o restante da casa. É um item prático e delicado, mas que você deve prestar muita atenção com o tecido que sua cortina será feita, para que não haja o perigo de ela voar para as chamas. Pensando nisso:
Para falar qual é a melhor, é bom que você saiba quais são os tipos existentes e assim, você decidir qual é a melhor para as suas necessidades e se ela está de acordo com o espaço disponível na sua cozinha. Os principais modelos de cortina para janela de cozinha são:
São esteticamente lindas e chiques, super versáteis e com um ótimo poder decorativo. Para limpar, você deve ter um pouco mais de cuidado, por conta de seu tecido, o que não é tão prático, pois precisa de uma equipe profissional.
São discretas e elegantes, não trazem muita informação para um lugar já cheio de armários. Muito fácil de manter a limpeza das cortinas de rolo, por ser composta de um único tecido, não contendo nem emendas e nem dobras. Você pode escolher a altura que sua cortina vai ficar aberta, totalmente esticada, na metade ou ela inteira aberta, recolhidas no rolo superior.
Perfeita para cozinhas com pouco espaço para a fixação da cortina. Essa fixação pode ser feita em cortineiros de gesso, tanto no teto quanto na parede mesmo. São fáceis de manusear e econômicas.
São super práticas em questão de limpeza, as mais usadas são as horizontais feitas de metal, madeira ou PVC. Elas são mais frágeis e por isso você deve ser mais cuidadoso ao manusear elas, pois estragam com mais facilidade. Você pode controlar a altura da cortina, o que acaba controlando também a quantidade de luz solar que vai ter no ambiente.
A instalação dessa cortina é muito fácil. Essa estrutura geralmente é feita ou em madeira ou em metal, a cortina pode ser pendurada por laços, ilhós, argolas e entre outros. O que torna essa cortina super fácil e prática de manusear.
Leia também:
>>> Saiba como instalar sua cortina para Varão!
A cozinha já tem bastante informação com todos os armários, eletrodomésticos, a mesa e tudo mais. Por esse motivo, é melhor que o tecido que você for escolher para sua cortina, seja leve. Isso permite a passagem de luz solar e a circulação de ar pelo ambiente.
Além de os tecidos leves serem mais fáceis de limpar, o que é muito importante, considerando que na cozinha está submetida ao acúmulo de gordura e umidade. Aqui, a cortina de renda para cozinha é uma boa opção, assim como o algodão, poliéster e até mesmo o linho. No caso de persianas, como já foi dito, você pode optar por alumínio, PVC ou madeira.
Em lojas de decoração, geralmente você encontra todas as opções mostradas acima. Aqui nas Lojas Donna, além do convencional, você encontra também diversas opções de tecidos, tamanhos, cores e estampas, entre as quais você pode escolher a melhor para seu ambiente.
Portanto, a resposta para a pergunta “qual cortina usar na cozinha” é indefinida e só você ou seu decorador podem responder, tudo vai depender do espaço e dos móveis que você tem em sua cozinha.
Mas agora que você já sabe o mais importante sobre as cortinas, precisamos falar sobre os tapetes. O tapete leva mais conforto ao seu cômodo, e é uma ótima opção para a delimitação de espaços.
Independente do modelo que você for escolher, é imprescindível que a tapeçaria seja de um material resistente e leve. Que você consiga tirar e colocar facilmente, para facilitar na hora de colocar para lavar, isso porque como ele está na cozinha, ele está suscetível a pessoas derrubando restos de comida nele.
Vários arquitetos contam que o tapete ideal para usar na cozinha, é algum que seja resistente à água, ou seja, as fibras sintéticas. Esses facilitam na hora da limpeza da cozinha.
Agora se o tapete for perto da pia ou do fogão, o melhor tipo são aqueles antiderrapantes, mesmo porque podem acontecer acidentes graves nessas regiões e além de um cômodo bem decorado, prezamos pela segurança, não é mesmo?
Para sua sorte, nas Lojas Donna você também encontrará tapetes para sua cozinha. Aqui você encontra tapetes estampados, com frases divertidas e cores lindas para trazer um ar descontraído e aconchegante para sua linda cozinha.
Como você já deve saber, a maneira mais fácil de combinar um item com o outro, é investindo em cores parecidas ou da mesma paleta, de maneira que esses itens se complementam. Com a cortina e com o tapete não seria diferente.
Geralmente, é mais legal se você escolher uma cortina lisa, sem muita informação de estampa e cores, para que você possa ousar um pouco mais no tapete. Podem ser estampas geométricas, étnicas, florais e por aí em diante. Sendo assim, esse vai ser o item mais chamativo de seu cômodo.
Nunca use cortina e tapete estampado, isso já é informação demais, e se você está procurando por uma decoração mais elegante, fuja das estampas nos dois tecidos.
Agora, você já consegue escolher sua cortina e seu tapete para colocar na cozinha, com confiança, sabendo exatamente o que fazer para ter um ambiente elegante e bem decorado. Com um visual de revista de decoração.
Leia também:
>>> Como escolher um tapete para sala de jantar?